Um recurso interessante que a Meta integrou ao WhatsApp é a "edição de mensagens", que já está disponível para os sistemas móveis Android e iOS. Com ela, você pode editar mensagens (para corrigir erros de digitação, por exemplo), desde que o faça no prazo de 15 minutos contados a partir do envio.
Para editar um mensagem, abra o WhatsApp, escolha um chat e segure a mensagem que deseja editar para selecioná-la — no iPhone, o menu para fazer a edição aparece diretamente, mas no Android é preciso tocar sobre os três pontinhos do menu superior. Feito isso, clique em Editar, proceda à correção desejada e clique no sinal de check para confirmar. A mensagem será alterada e exibirá o rótulo Mensagem editada à esquerda do horário em que ela foi enviada.
Outro recurso útil é a conversão de áudio em texto, que a Meta anunciou meses atrás. Mas ele desapareceu misteriosamente depois de ter sido disponibilizado para alguns usuários do Zap e, até onde se sabe, não tem data prevista para voltar. Até lá, pode-se obter o mesmo resultado com apps de terceiros, como o ViraTexto — basta salvar o número (31) 97228-0540 na agenda e enviar um simples “Oi”, seguido do áudio que se deseja transcrever.
Mas é mais fácil é recorrer à assistente virtual LuzIA, que usa a inteligência artificial do ChatGPT e funciona tanto no WhatsApp quanto no Telegram. Também nesse caso, basta adicionar o número (11) 97255-3036 à lista de contatos do celular, abrir o Zap no smartphone, selecionar Nova conversa, iniciar o chat com a LuzIA enviando qualquer mensagem, adicionar a gravação recebida no bate-papo e ler a respectiva transcrição.