domingo, 29 de outubro de 2023

STRIPTEASE À BRASILEIRA


À medida que mais detalhes dos depoimentos de Mauro Cid à PF são descobertos, consolida-se a percepção de que todas as verdades de Bolsonaro eram mentiras à espera de uma delação e de alguma investigação. Na penúltima revelação, o ex-esbirro reconciliou com o óbvio ao admitir que apenas cumpriu ordens ao falsificar cartões de vacina do ex-mandatário e da filha Laura. 

A delação tornou-se espetáculo inusitado, uma espécie de striptease ao contrário. A apreensão do celular havia deixado o delator nu. Para evitar que os agentes federais apalpassem as vergonhas capitão, o tenente-coronel assumiu as culpas alheias. Com as confissões, recuperou peças de roupa conforme foi despindo o ex-chefe. 

Admitindo que cumpria ordens superiores ao baixar do aplicativo ConectSus os cartões de vacina, Cid recuperou a camiseta; ao reconhecer que o mandante tentou incorporar a seu patrimônio joias e presentes do acervo público, obteve de volta a jaqueta; com a revelação de que testemunhou reunião presidencial em que se discutiu uma minuta de golpe com a cúpula militar, conseguiu reaver as roupa de baixo.
 
A delação não restituirá as calças da farda. O sonho do generalato foi pro beleléu. Condenado, talvez obtenha uma redução de pena, mas só poderá vestir trajes civis. Mas o imbrochável
 continuará pelado. Futuras sentenças revelarão que ele impôs ao Brasil a nudez que ninguém pediu, que ninguém queria ver. Sob sua abjeta batuta, o país viveu uma de suas épocas mais despidas, e a delação ora expõe uma gestão obscena.

Para concluir:  O toma-lá-dá-cá praticado no terceiro reinado de Lula ficou muito parecido com o balcão que funcionou nas gestões petistas anteriores. Lira e o Centrão sequestraram o projeto sobre a tributação dos super-ricos, e a entrega da CEF foi o pagamento do resgateSob Rita Serrano, a estatal se tornou uma vitrine do alegado apreço de Lula pela igualdade de gênero: das 12 vice-presidências da estatal, seis foram ocupadas por mulheres. Decorridos apenas cinco meses, ela foi substituída por Carlos Vieira, da tribo do cacique Lira, que se equipa para ratear todas as vice-presidências entre representantes dos povos originários do Centrão. Ao final da ocupação predatória, o número de escalpos femininos pode chegar a sete. 


Houve tempos em que, quando se falava em assalto a banco, dava-se de barato que a coisa acontecia de fora para dentro. Agora, ela acontece de dentro para fora. 

 
Com Josias de Souza