A VIOLÊNCIA É O ÚLTIMO RECURSO DO INCOMPETENTE.
Em época de vacas magras, é possível que Papai Noel deixe por sua conta a compra do smartphone de última geração com que você vem sonhando há meses.
Com inúmeras marcas, modelos e recursos disponíveis, tomar a decisão certa exige uma análise cuidadosa do sistema operacional — lembrando que o iOS só está disponível para dispositivos da Apple — e das especificações técnicas, que impactam diretamente o desempenho. Portanto, dedique especial atenção à capacidade do processador, à quantidade de memória RAM e do armazenamento interno, ao tamanho e a qualidade da tela e à autonomia da bateria.
Quanto maior a amperagem da bateria — expressa em miliampere/hora —, maior sua autonomia, mas vale destacar que o consumo energético varia de acordo com as exigências do hardware, as configurações do sistema, a quantidade de aplicativos e a frequência com que eles são usados. Suponhamos que você seja um heavy user, que a senhora sua avó use o celular para fazer/receber chamadas por voz e que os dois tenham aparelhos idênticos. Nesse cenário, é possível que você recarregue a bateria duas vezes por dia, e sua avó, uma vez por semana.
Analise também o design, a ergonomia e os materiais usados na construção do telefone. Para entusiastas da fotografia, a qualidade da câmera é crucial, mas não se baseie somente resolução (expressa em megapixels), pois a abertura da lente, o estabilizador de imagem e o processamento de imagem desempenham papéis igualmente importantes na captura de fotos e vídeos. Atente ainda para as opções de conectividade — como 5G, Wi-Fi 6 e Bluetooth; resistência a água, carregamento sem fio e suporte a caneta têm importância relativa, que varia conforme o perfil do usuário.
O Google atualiza o Android anualmente, mas o suporte às novas versões varia conforme a marca, o modelo e a data de lançamento do celular. Depois de 3 anos anos de estrada, a maioria dos aparelhos deixa de receber atualizações de versão, mas podem continuar recebendo atualizações de segurança para a versão em que o sistema "estacionou".
Observação: Verifique a data em que o dispositivo que você tem em vista foi lançado. A Apple não informa durante quanto tempo cada modelo de iPhone suporta atualizações do iOS, mas a média é de 6 anos. No caso da Samsung, os aparelhos chegam a ter 4 anos de upgrades de versão do Android e um período ainda maior de atualizações de segurança. Na Motorola, modelos "premium" recebem duas atualizações do Android e dois anos de pacotes de segurança bimestrais. A Xiaomi aumentou de 2 para 3 anos o período durante o qual sua linha principal (Mi) suporta atualizações de software — dentro desse prazo, é possível obter três atualizações do Android e da interface MIUI.
Com pesquisa, paciência e análise, você aproveitará ao máximo seu novo smartphone. Boas compras e um ótimo Natal.