sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

ANDROID 14

NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO.

Governos não são amorfos nem inodoros. A estética os torna bonitos ou feios, e o odor, cheirosos ou catinguentos. Beneficiado pelo contraste com o que veio antes, Lula prometeu entregar o melhor de todos os seus mandatos, mas, num momento em que o Brasil necessita desesperadamente de bom gosto, observa-se nas franjas da Esplanada um prematuro déficit estético e a necessidade de desratizar o ministério. Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, usou verbas da Câmara para encher o tanque dos veículos da família; pego com a mangueira na mão, atribuiu o malfeito ao posto, que lançou as placas nas notas fiscais, e à Câmara, que aprovou a prestação de contas. Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência, foi pilhado usando dinheiro do contribuinte para financiar viagem de três assessores que o acompanharam na folia do Pré-Caju. Antes deles já haviam sido pendurados nas manchetes André Fufuca, dos Esportes, e Juscelino Filho, das Comunicações  o primeiro destinou milhões à construção de estádio em cidade onde não há futebol, e o outro pavimentou estrada defronte de sua fazenda. O governo está sendo roído pelas bordas, e a história mostra que, se combatidos, os ratos do erário podem virar ótimos exemplos; impunes, consolidam-se como péssimos avisos e terminam roendo a autoridade e a reputação do chefe.

***


O Google atualiza o Android anualmente, mas quem determina quais aparelhos receberão o upgrade são os respectivos fabricantes. O Google lançou a versão 14 de seu sistema móvel em outubro do ano passado, e ela vem sendo liberada a conta-gotas desde então, já que cada fabricante tem políticas de atualização próprias.
 
A Samsung oferece 4 atualizações de sistema (que libera em fases, priorizando as linhas Galaxy S e Z) e 5 anos de updates de segurança. Assim, um aparelho lançado com o Android 13 pode atualizar até o Android 17 e continuar recebendo atualizações de segurança para a versão em que "estacionou". Na Motorola, a família Edge conta com 2 upgrades de sistema e 2 anos de pacotes de segurança. Modelos premium da linha Moto G recebem uma única atualização, e os básicos e os Moto E, somente updates de segurança (para saber quais modelos já foram ou serão atualizados, basta acessar a página de suporte, informar se a compra foi feita no varejo ou em operadora, selecionar o modelo e conferir o respectivo status).
 
Observação: A Apple não informa durante quanto tempo os iPhones recebem upgrades de sistema, mas divulga a lista dos modelos elegíveis anualmente, logo após a apresentação da nova versão do iOS. O iPhone 8 e o iPhone X foram lançados em 2017 com o iOS 11 e atualizaram até a versão 16, mas não foram incluídos entre os modelos contemplados com o iOS 17. 
 
O Android 14 traz ferramentas inéditas e diversas melhorias na personalização, acessibilidade e segurança. A nova tela de bloqueio permite personalizar a aparência do relógio — em diferentes fontes, cores e tamanhos — e adicionar novos widgets. Para quem prefere um visual menos colorido, há um tema monocromático. Usuários de aparelhos da linha Pixel (indisponível no mercado nacional) podem usar a IA para criar papéis de parede a partir de comandos de texto. 
 
A nova versão inclui opções para aumentar o tamanho dos textos e atalhos, bem como formas mais intuitivas de conectar e interagir com dispositivos de áudio, manter o aparelho em modo silencioso e ser notificado pelos aplicativos por flash ou pela própria tela. 
Agora é possível conectar o celular a um PC via porta USB e usar a câmera do dispositivo como webcam. A privacidade foi aprimorada com um novo sistema de alerta para apps que modificam os termos de uso de dados pessoais. 
 
O Android 14 promete reduzir o consumo de memória e bateria pelo crapware escaneando os aplicativos na inicialização, identificando os que podem ser lançados através de um ícone na tela inicial e colocando-os em modo em suspensão até que eles sejam convocados pelo próprio usuário (mas o Google dá aos fabricantes a opção de bloquear essa função, de modo que sua utilidade prática será a mesma de scarpins para sereias). 
 
Uma nova ferramenta detecta e informa quando alguém printa a tela, tornando mais seguro o compartilhamento de dados sensíveis, o acesso a serviços financeiros e o uso de mensageiros, mas vale destacar o recurso não é capaz de detectar o print se ele for acionado por outros comandos ou por programas que capturam tela (mais detalhes numa próxima postagem).

Alguns aplicativos de mensagem impedem nativamente a captura de tela. O WhatsApp, por exemplo, tem o modo de visualização única para fotos e vídeos, mas não avisa quando é feito um print em uma conversa no modo padrão (o Telegram e o Instagram alertam quando alguém tira print em conversas secretas).