quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

GALAXY S24 COM IA

OLD SINS CAST LONG SHADOWS.

O tempo é inexorável, mas democrático. E como tudo e todos, a "metamorfose ambulante" não está livre de seus efeitos. Em sua terceira passagem pelo Planalto, o "animal político" dá mostras de decrepitude ao tropeçar na língua nos discursos de improviso, como fez recentemente ao acirrar a polarização que interessa mais a seu rival do que a ele. 
Lula e Bolsonaro são cabos eleitorais um do outro, mas, ao aprofundar a cizânia a 9 meses das eleições municipais (a primeira em que o PT não tem candidato próprio para a prefeitura paulistana), o palanque ambulante leva água ao moinho do bolsonarismo. "É entre eu (sic) e a figura", rosnou o dito-cujo, dando de ombros para o fato de que, ao atrair as luzes da ribalta para si, e não para o candidato que diz apoiar, está dando palanque ao adversário no principal colégio eleitoral desta banânia. 
A derrota nas urnas e a paulada da Justiça Eleitoral deixaram Bolsonaro menor. Para liderar o que restou da direita irracional que retirou do armário, ele precisa alimentar e se alimentar do antipetismo. Lula foi devolvido ao Planalto (pela minuta diferença de 1,8 ponto percentual) prometendo a pacificação política, Agora, em vez cultivar a frente ampla que foi à cabine eleitoral agarrada ao fator democrático, opta por investir no rancor que divide o país. 
Na política, como na vida, aquele que permite que o adversário o deixe com raiva corre o risco de ser controlado por ele. Se desperdiçar 2024 despejando raiva sobre os palanques, o petista talvez faça os melhores discursos dos quais virá a se arrepender. 

Lançado oficialmente durante o primeiro evento Galaxy Unpacked do ano, o Galaxy S24 introduz o Browsing Assist AI, que marca presença nas versões S24, S24 Plus e S24 UltraOs novos modelos oferecem também uma galeria turbinada, capaz de converter nativamente vídeos em velocidade normal em conteúdos com slow motion, além de tradução automática e em tempo real das chamadas de voz e na função de resumo de conteúdo embarcada no aplicativo Samsung Notes

Em atenção aos menos antenados, vale mencionar que a Inteligência Artificial — de que tanto se ouve falar desde o ano passado  consiste basicamente na capacidade que os dispositivos computacionais de pensar, aprender, perceber e tomar decisões de forma autônoma a partir de padrões armazenados em monstruosos bancos de dados. Ou seja, de aprender como uma criança, absorvendo, analisando e organizando os dados de forma a entender e identificar o que são objetos, pessoas, padrões e reações de todos os tipos.
 
Salesforce detalha que a questão passa por várias áreas da ciência da computação como Machine Learning, Deep Learning, Redes Neurais, Computação Cognitiva e Processamento de Linguagem Natural, possui 7 classificações e, quanto à capacidade, 4 habilidades: máquinas relativas, memória limitada, teoria da mente, e autoconsciente. 
 
A IA já está em toda parte, do carro autônomo ao chão de fábrica, do sistema de atendimento dos hospitais às redes sociais, dos smartphones aos antivírus, buscadores de internet, assistentes virtuais e chatbots. 

A Inteligência artificial estreita representa a IA que só pode realizar uma tarefa específica; a Inteligência geral artificial é capaz de aprender, perceber, compreender e funcionar completamente da mesma forma que um ser humano; e a Superinteligência artificial consegue emular a capacidade humana de tomar decisões.