sábado, 3 de fevereiro de 2024

SAMSUNG ONE UI 6.1

ODEIE A ESTUPIDEZ, NÃO O ESTÚPIDO.

Abin recuou a um ponto abaixo da estaca zero durante a gestão Bolsonaro, e o retrocesso sobreviveu à transição de governo. Em outras palavras, no sistema de inteligência o Brasil voltou... aos tempos da ditadura. D. Lula III, que se ufana de ter reconstruído a administração pública no primeiro ano de seu terceiro reinado, demorou a exonerar o general GDias e insiste no erro com Alessandro Moretti, o número 2 da Abin, e outros quatro diretores. Falta explicar o que muda na metodologia de trabalho.

A violação de privacidade executada sob Bolsonaro revelou que a perversão dos serviços de inteligência do governo resiste às tentativas de modernização iniciadas sob Fernando Henrique, em cuja gestão espiões do velho SNI treinados no vale-tudo da ditadura lutavam para prevalecer sobre analistas recrutados por concurso público. Hoje, graças a Bolsonaro, assiste-se à ressurreição do mesmo debate no alvorecer do terceiro mandato do xamã petista. 

Desde o quebra-quebra das sedes dos três Poderes, a remoção do entulho funcional bolsonarista já produziu mais de uma centena de exonerações no GSI e na Abin. Falta explicar o que será colocado no lugar.


Muita gente ainda nem recebeu a UI 6, mas a Samsung já anunciou que o Galaxy S2 vem com a UI 6.1, que acrescenta diversos recursos de IA ao Android — muitos deles parte do pacote Galaxy AI. A empresa promete estender a novidade a outros modelos da marca, mas ainda não deu nomes aos bois. 
 
O que já se sabe é que um novo recurso presente na câmera do S24 desacelera qualquer vídeo em até quatro vezes — basta tocar sobre o arquivo na tela e ver a mudança em tempo real, mas não se sabe se esse aprimoramento será estendido a modelos mais antigos.
 
O aplicativo nativo para gravação de voz foi atualizado e agora conta com um recurso de transcrição automática de áudios — que identifica diferentes vozes, separa as pessoas falantes e pode até traduzir o resultado para outros idiomas. O SmartThings Find, que é usado para localizar aparelhos da linha Galaxy, virou Samsung Find e permite rastrear dispositivos e pessoas do grupo familiar, funcionando como uma alternativa ao Encontre Meu Dispositivo, do Google. 
 
O editor de imagens da One UI 6.1 recebeu uma função para colorir fotos em preto e branco com inteligência artificial — recurso que não estará disponível em modelos antigos — e a câmera também vai receber outros ajustes pontuais, como a opção de exportar um único quadro de uma Motion Photo e melhorias no modo Single Take.
 
Assim como na linha Pixel 8, é possível usar IA generativa da Samsung para criar papéis de parede diferentes ao aparelho — nesse caso, o usuário digita o resultado esperado e o celular cria uma imagem com base nas informações no texto. Além disso, o Samsung Studio permite sincronizar o processo de edição entre celulares e tablets de forma que o usuário continue o mesmo trabalho em dispositivos diferentes sem perder o progresso, e a IA traduz chamadas em tempo real. Aplicativos como o Samsung Notes e o Samsung Internet ganharam um recurso que ajuda a resumir textos automaticamente — no caso do navegador, a ferramenta pode ser aplicada para sintetizar páginas da web. 
 
A edição generativa — um dos recursos mais incríveis do Galaxy S24 — lembra o Magic Eraser do Google Fotos, já que oferece soluções para identificar objetos, movê-los pela foto ou remover algum detalhe indesejado do arquivo original. Para quem pesquisa muito pelo Google, o Circule para Pesquisar é sopa no mel. Basta circular um elemento na tela para iniciar uma busca sem a necessidade de tirar prints e alternar a navegação entre apps.
 
A conferir.