sábado, 22 de junho de 2024

COMO PROTEGER SEU IP EM CHAMADAS PELO WHATSAPP

WHAT HAPPENS IN VEGAS STAYS IN VEGAS.

Em novembro de 2023, o WhatsApp recebeu uma ferramenta de segurança que permite proteger o endereço IP do usuário em chamadas. IP é uma sequência única de números atribuída a cada dispositivo conectado a uma rede. Ele funciona como a "identidade" desse dispositivo na Internet, permitindo a troca de informações. 

Manter o IP visível não só facilita o "trabalho" dos hackers, que o utilizam para identificar e direcionar seus ataques a dispositivos específicos, mas também compromete a privacidade, já que o número em questão pode ser usado para rastrear a localização geográfica aproximada do usuário. Como medida de proteção, recomenda-se usar serviços como VPNs (redes privadas virtuais), que ocultam o IP, aumentando a segurança e a privacidade online.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

O ano de 2024 não tem sido fácil para o Ibovespa. De janeiro a junho, as perspectivas para o principal índicador da Bolsa de Valores foram da euforia à frustração. No início do ano, falava-se numa Selic de 9% em dezembro e esperava-se que o FED (banco central americano) iniciasse o ciclo de corte de juros em junho. Mas nada saiu como o esperado.
No Brasil, ruídos políticos acerca da meta fiscal, que passou de superávit para déficit zero em 2025, derrubaram qualquer expectativa de juros de um dígito no final do ano — agora já se fala em 10,25% até 2025. Como resultado, o Ibov caiu mais de 10% no acumulado do ano (detalhes na postagem do dia 19).
É natural que o investidor migre para ativos mais estáveis e seguros, como títulos de renda fixa, que acabam de atingir a maior captação financeira líquida da história (no primeiro quadrimestre deste ano, a arrecadação foi de mais de R$ 154 bilhões). Mas alguns analistas acham que essa decisão não se justifica, pois o atual patamar da bolsa — na casa dos 120 mil pontos — é uma oportunidade para o investidor mais resiliente: enquanto os títulos de renda fixa vão entregar 7%, os ativos da renda variável podem disparar até o fim do ano.
Existem basicamente dois fatores que sustentam essa tese. O primeiro é que a Bolsa está estupidamente barata; o segundo é a possibilidade de o capital gringo retornar ao Brasil no próximo semestre. No início do ano, projetava-se que o Ibov encerrasse 2024 aos 170 mil pontos. Diante de tantos acontecimentos adversos, as expectativas foram reduzidas, mas ainda existe um potencial de alta. 
De acordo com a Money Times, o índice pode alcançar os 145 mil pontos em 2024 — ou seja, ainda pode subir mais de 20%. 
Em 2023, depois de muitos altos e baixos, a B3 fechou o ano com 22% de alta com movimentos entre novembro e dezembro. Claro que águas passadas não movem moinhos, mas uma “reviravolta” ainda este ano não só é possível como provável. 
Dito isso, o momento é de se posicionar em ações de excelentes empresas, que estão sendo negociadas a preços muito abaixo de sua média histórica. Com o S&P 500 subindo muito acima das expectativas — já foram mais de 14% de alta este ano —, o mercado projeta uma forte realização de lucros lá fora. Se isso se confirmar, parte desse capital pode vir para o Brasil — desde que o governo reforce seu compromisso com a meta fiscal, mesmo que não consiga garantir o cumprimento, e que o BC continue fazendo a lição de casa (Campos Neto deva continuar regendo a orquestra até 31 de dezembro). 
Sanadas essas questões, a bolsa poderá ter uma "ajudinha gringa" no segundo semestre e passar por um novo ciclo de alta.
Resumo da ópera: ainda que essa perspectiva seja otimista, não é o momento de se posicionar em qualquer ativo. Como dizia meu finado pai, "macaco que pula de galho em galho está procurando chumbo".
 
Com a VPN ativada, as chamadas no WhatsApp passam a ser retransmitidas por meio dos servidores Meta/WhatsApp, e o endereço de IP verdadeiro é ocultado. Para fazer o ajuste:

1 - Abra o WhatsApp, acesse Configurações e toque em Privacidade;

2 - Na tela seguinte, em Configurações Avançadas, deslise o botão para Proteger o endereço IP nas chamadas.