segunda-feira, 24 de junho de 2024

SAMSUNG ONE UI E KNOX

NÃO SE IMPORTE COM COMENTÁRIOS QUE NÃO VÃO MUDAR SUA VIDA.

 
Google atualiza o Android anualmente, mas o suporte às novas versões do robozinho verde depende da marca, modelo e data de lançamento de cada aparelho. Todavia, mesmo depois que o período de atualizações termina, o dispositivo pode continuar recebendo por mais algum tempo os patches de segurança para a versão em que ele "estacionou".
 
Apple não informa durante quanto tempo os iPhones recebem atualizações do iOS, mas a média é de 6 anos. Aparelhos da Samsung chegam a receber 5 atualizações do Android e patches de segurança por até 6 anos. Modelos "premium" da Motorola têm direito a 2 atualizações do sistema e 2 anos de pacotes de segurança bimestrais. Já a Xiaomi garante 3 anos de atualizações do Android e da interface MIUI em sua linha principal (Mi).

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Em seu discurso de posse como presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia deixou claro que o foco do Tribunal nas eleições deste ano será o combate às chamadas fake news

As palavras da magistrada ornam com as necessidades atuais, mas é preciso levar em conta: 1) a inexistência de uma lei que diferencie falsidades deletérias capazes de alterar o rumo de uma eleição de mentiras que são desmentidas com a verdade; 2) a existência de uma tecnologia cuja potência se intui, mas sobre a qual não se tem ainda completo conhecimento nem instrumentos eficazes de enfrentamento.

O embate se avizinha duríssimo, sem garantias de sucesso e com riscos de distorções, mesmo que involuntárias, à salvaguarda de direitos.

O refletor aceso pelo TSE sobre as plataformas digitais, em contexto de omissão do Congresso, não pode deixar na obscuridade outros aspectos sob a jurisdição da Justiça Eleitoral — bem mais antigos e ainda não resolvidos — como a morosa e defeituosa fiscalização das contas dos partidos, hoje inteiramente financiados com dinheiro público, e o olhar complacente sobre os abusos cometidos por candidatos à reeleição.

Para além das redes sociais, frequentam desde sempre o anacrônico horário político obrigatório no rádio e na televisão — uma usina de manipulações e falsidades que o contribuinte paga para ser feito de palhaço e ter os ouvidos feitos de penico.

Os artefatos de exaltação enganosa de candidatos e desqualificações danosas de seus adversários nunca foram alvo de posições tão enfáticas como as que ora oriundas do tribunal. Não por carência de exemplos, e sim por excesso de benevolência para com seus autores. Mas os defeitos do que está aqui requerem a mesma atenção dedicada aos malefícios do que vem por aí.

 
Lançado originalmente em 2018, o One UI é uma interface personalizável voltada à família Galaxy. A versão 5.0 com Android 13 começou a ser distribuída em outubro de 2022, e a 5.1, em fevereiro do ano passado.  A One UI 6.0 com Android 14, que começou a ser liberada poucos meses atrás, oferece um pacote de melhorias para apps, novos recursos de design e visual mais moderno, com novos emojis e uma fonte que melhora a legibilidade da tela. O painel rápido do sistema apresenta configurações agrupadas para facilitar o uso, permitindo, por exemplo, ajustar a luminosidade do display de uma forma mais rápida e intuitiva. 

Para fotos, o software analisa as imagens que o usuário está vendo e sugere ferramentas de edição mais relevantes. Para vídeos, o Samsung Studio realiza edições em várias camadas, permitindo, dentre outras coisa, a adição de textos, adesivos e músicas. No quesito segurança, ela traz o Knox Matrix, que, entre outras novidades, como o login sem senhas. 
 
O Samsung Knox, lançada em 2013, implementa uma camada adicional de proteção por meio de hardware e software integrados, criando um ambiente seguro e isolado que protege os dados e as informações sensíveis das ameaças cibernéticas. Por vir ativado por padrão e atuar em segundo plano, ele dispensa configuração e intervenções constantes do usuário. 
 
Para fazer frente a novas ameaças, a Samsung atualiza o Knox regularmente. A instalação costuma ser automática, mas pode ser feita manualmente — basta acessar as Configurações do aparelho e tocar em Atualizações de software (ou algo semelhante). Caso haja uma atualização disponível, siga as instruções na tela para baixar e instalar, lembrando que o espaço necessário varia conforme a versão, e que você deve manter o dispositivo carregando se o nível da bateria estiver abaixo de 50%.  
 
Por último, mas não menos importante, tenha em mente que nenhum sistema é completamente invulnerável. Em rio que tem piranha, jacaré dada de costas.