segunda-feira, 1 de julho de 2024

DÁ PRA ACREDITAR?

 

Num evento de 1º de Maio que reuniu menos gente que funeral de indigente, Lula pediu votos para Guilherme Boulos. Tanto o padrinho quanto o apadrinhado foram multados por campanha antecipada, mas o valor multa — estabelecido pela Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015 e jamais reajustado — estimula a exposição prematura dos candidatos, pois os ganhos superam em muito o prejuízo financeiro — que é bancado pelas arcas partidárias, abastecidas com dinheiro dos "contribuintes". Dá pra acreditar?
 
Mesmo sabendo que 70% da safra de arroz havia sido colhida antes da tragédia gaúcha, Lula mandou importar 263 mil toneladas do cereal. Farejando a maracutaia (venceram a licitação uma quitanda, uma locadora de veículos e uma sorveteria), o TCU determinou o cancelamento do leilão. Chorando sobre o arroz derramado, Lula exonerou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller — unha e carne com Robson Almeida França, que é dono de duas empresas que intermediaram 44% do arroz adquirido pela Conab e sócio de Marcelo Geller, filho do secretário exonerado, em outra empresa. Dá pra acreditar?
 
Lula é admirador confesso de Vladimir Putin, Nicolás Maduro, Daniel Ortega e outros tiranos da mesma laia. Vacinou-se à sorrelfa numa clinica particular dias antes de o SUS iniciar a campanha de imunização contra a dengue, vacinou-se contra a dengue. Quer porque quer interferir no politicamente na Petrobras e no Copom. Promoveu "esse cidadão que preside o Banco Central" a bode expiatório de suas mazelas. Disse que mercado financeiro é um "dinossauro feroz" e chamou de "cretinos" os jornalistas que vincularam a alta do dólar a sua fala desastrosa do último dia 26. Dá pra acreditar?
 
Lula acusou a indústria automobilística de "não investir no Brasil há 40 anos". Que vendia 3,8 milhões de carros em 2010, quando ele deixou a presidência, agora vende apenas 1,8 milhão. Balela: somente entre 2008 e 2010 a indústria investiu em torno de US$ 20 bilhões, e ele pegou a produção de carros na casa de 2,3 milhões de unidades/ano. Dá pra acreditar?
 
A autoproclamada "metamorfose ambulante" parece não ter aprendido nada em suas duas gestões anteriores e nos 580 dias de férias compulsórias que gozou na superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Ao sancionar com vetos a lei que cria o "Programa Mover", o xamã petista esqueceu de lembrar — ou lembrou de esquecer — que a polêmica e impopular "taxa das blusinhas" foi incluída por meio de uma emenda apresentada por ninguém menos que Jaques Wagner, líder do PT no Senado. Dá pra acreditar?

Sobre gastos públicos, Lula negou que gosta de gastar: "Eu não gosto de gastar aquilo que eu não tenho. Eu aprendi com uma mulher analfabeta, que era a minha mãe: 'você não pode gastar aquilo que você não tem você só pode gastar aquilo que você ganha. Se você tiver que fazer uma dívida, tem que fazer uma dívida, você tem que fazer para aumentar alguma coisa na minha vida. É assim que eu prezo a minha consciência política'". Dá pra acreditar?

Ao atribuir os sobressaltos do mercado à ação de especuladores e mirar sua artilharia contra
BC — ornamentado atualmente com quatro diretores saídos de sua caneta Lula financia os fogos de quem lucra com a alta do dólar. E chamar de "cretino" quem expõe o efeito bumerangue de suas falas é apenas uma cretinice inútil.

 

E.T. Lula já acumula 19 pedidos de impeachment — mais que o dobro dos que Bolsonaro colecionava com um ano e meio de governo. Na última quinta-feira, 27, cinquenta e sete deputados de oposição brindaram o petista com mais um, este por "pedalada fiscal" (o mesmo crime de responsabilidade que apeou Dilma da Presidência em 2016).