quinta-feira, 4 de julho de 2024

DICAS ÚTEIS

MELHOR SABER FAZER E NÃO PRECISAR DO QUE PRECISAR FAZER E NÃO SABER.

1 - É comum recorrermos ao Histórico para reabrir abas do navegador que fechamos acidentalmente, mas o atalho de teclado Ctrl + Shift + T (no Mac, as teclas Cmd + Shift + T) produz o mesmo resultado de forma mais fácil e rápida. 
O truque, que funciona com os principais browsers (Chrome, Firefox, Edge etc.), pode restaurar as abas fechadas em sequência (basta repetir o comando) e até reabrir uma janela que foi fechada com várias abas ativas.
 
2 - Um vazamento envolvendo dezenas de bilhões de dados foi identificado pelo grupo de cibersegurança Security Discovery. Para conferir se seu email foi contemplado, acesse o site Have I Been Pwned?, que registra contas vítimas desse tipo de cibercrime.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Em sua 12ª edição, o Fórum Jurídico de Lisboa ganhou o apelido de Gilmarpalooza. A diferença em relação ao festival musical é que os shows mais atraentes do evento que tem o decano do STF como promoter não estão no palco principal, mas nos eventos paralelos — festas, jantares, coquetéis, e por aí vai.

Formalmente, o Gilmarpalooza começou na quarta-feira (26); informalmente, o rito inaugural foi o coquetel servido na véspera, na cobertura lisboeta do dono da Riachuelo, Flávio Rocha, onde roçaram cotovelos e interesses parlamentares, juízes e plutocratas. O orquidário emprestou seu aroma para o jantar do aniversário de 55 anos de Arthur Lira. Foi patrocinado por João Camargo, do grupo Esfera Brasil, cujo propósito é unir o privado e o público.

Há dinheiro público no custeio da revoada que deixou o Congresso às moscas. Pelo menos 160 autoridades dos Três Poderes e de governos estaduais foram para Lisboa. Quem não foi tomar vinho português está pulando fogueira de São João ou desfrutando do ócio remunerado. Para que o Gilmarpalooza alcance a perfeição falta apenas incluir um painel de debates sobre ética e decoro. Matéria-prima não falta.


3 - O pacote de recursos Galaxy AI foi o principal destaque das três versões do Galaxy S24 lançadas em 17 de janeiro. A Samsung informou que as novidades contemplarão também celulares mais antigos, como os das séries Galaxy S23, Galaxy S23 FE, Galaxy Z Fold5 e Flip5, e Galaxy Tab S9, mas não revelou se outros modelos também receberão as novas funcionalidades nem quais delas seriam eventualmente liberadas para esses dispositivos.
 
4 - Até recentemente, o Gmail para Android não contava com um botão "Selecionar tudo", o que nos obrigava a selecionar manualmente as mensagens que queríamos excluir, arquivar ou mover. Mas o botão foi criado e vem sendo implantado gradualmente, devendo estar disponível em breve para todos a base de usuários. 
 
5 - Aplicativos de bancos e de autenticação não permitem capturas de tela no Android. A medida é louvável do ponto de vista da segurança, mas isso não a torna menos incomodativa. Para burlar a proibição, podemos fotografar a tela com um segundo celular ou recorrer a aplicativos de terceiros, mas vale lembrar que podemos obter bons resultados ativando a captura de tela no Google Assistente. Para isso: a
bra o app do Google no celular Android, toque no ícone do perfil, selecione Configurações, toque em Google Assistente > Geral > Usar contexto da tela e ative a opção Usar captura de tela. Feito isso, é só dizer OK Google (ou manter o dedo sobre o botão Home), tocar no ícone de microfone, solicitar a captura da tela (perguntando em voz alta "O que está na minha tela?") e fazer o compartilhamento ou salvar o print na galeria do celular.
 
6 - Se preferir recorrer a um programa de terceiros, baixe o AZ Screen Recorder da Google Play Store e conceda-lhe permissão para se sobrepor a outros apps. Um botão flutuante repleto de opções será exibido no lado direito da tela. Para tirar o print, abra o app que restringe as screenshots, toque no botão flutuante e no ícone que representa uma maleta de ferramentas e ative a opção Captura de tela. Feito isso, toque no ícone da câmera fotográfica (que aparecerá na lateral esquerda da tela) e selecione Iniciar para tirar o print (que será salvo na pasta AzScreenRecorder criada pelo app no telefone). Outra opção é o XRecorder, que também é gratuito e funciona basicamente da mesma maneira.
 
6 - Se seu Android está lento e travando com frequência, o problema pode ser o acúmulo de dados em cache — área da memória que armazena arquivos temporários visando agilizar a execução dos aplicativos. O Google aprimorou o gerenciamento do cache nas versões mais recentes do sistema, mas a limpeza manual ainda se faz necessária, sobretudo em aparelhos com capacidade de armazenamento limitada. Para fazer a faxina, toque em Configurações > Aplicativos, selecione os apps um de cada vez e, em Armazenamento, toque em Limpar cache

Observação: Com ferramentas como o CCleaner é possível limpar o cache de todos os aplicativos com uma tacada só.