sábado, 17 de agosto de 2024

BLOQUEANDO CHATOS NO SMS

NENHUMA BOA AÇÃO FICA IMPUNE POR MUITO TEMPO.

O Short Message Service nunca foi muito popular entre nós, nem mesmo no tempo dos dumbphones, quando o hoje onipresente WhatsApp sequer sonhava em nascer. Mas o serviço continua sendo usado por empresas — principalmente para enviar spam de cunho publicitário — e pelos inevitáveis vigaristas — apesar do limite de 160 caracteres e da impossibilidade de enviar anexos —, que utilizam o vetusto e simplório mensageiro para disparar mensagens de phishing


CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA


A ideia de contornar a crise venezuelana por meio da realização de uma nova eleição, mencionada por Lula na semana passada e confirmada por Celso Amorim, é uma espécie de negacionismo diplomático. Nas palavras do "assessor especial" do xamã petista, trata-se de uma "sugestão ainda embrionária" de "segundo turno", onde restaria confirmada (ou não) a vitória do candidato de oposição.
Conviria ao Planalto sepultar a excentricidade. Embora Lula tenha convertido o Brasil num país de cegos, onde quem tem um olho reluta em constatar que Maduro está nu e certas autoridades demorem a enxergar o óbvio, a realidade ainda é o único lugar onde o Planalto e o Itamaraty podem obter um posicionamento que aproxime esta banânia da lógica e supere a fase da exigência de divulgação das atas eleitorais. 
Em vez de continuar tratando com punhos de renda um ditador que reprime opositores com um punho de ferro — e já produziu pelo menos 25 cadáveres, 192 feridos e 2.400 prisioneiros políticos , o Brasil deveria reconhecer que o óbvio é óbvio. Mesmo que não convenha romper relações com a Venezuela, não é razoável vislumbrar luz no fim de um túnel onde não há senão o pus da repressão antidemocrática.
Na feliz definição de Millôr Fernandes, a utopia é a crença do cego no arco-íris.  

 

A boa notícia é que o bloqueio de SMS é possível tanto no Android quanto no iOSNo sistema do Google, abra o aplicativo de mensagens, selecione o número (in)desejado, toque em Bloquear e denunciar spam e confirme o bloqueio; no da Apple, abra Mensagens, selecione a conversa com o número indesejado, toque no ícone de Contato, depois em Info e na opção Bloquear este Chamador. Independentemente do sistema operacional do aparelho, o dono do número bloqueado não ficará sabendo do bloqueio nem se suas mensagens estão sendo entregues ou não.


Note que o bloqueio funciona tanto com mensagens de texto quanto com chamadas telefônicas convencionais, mas convém tomar cuidado, pois é fácil bloquear por engano o número que o plano médico usa para confirmar consultas ou a administradora do cartão de crédito para alertar sobre compras efetuadas, por exemplo, e deixar de receber essas mensagens pode ser um problema maior do que lidar com o spam.