O Short Message Service nunca foi muito popular entre nós, nem mesmo no tempo dos dumbphones, quando o hoje onipresente WhatsApp sequer sonhava em nascer. Mas o serviço continua sendo usado por empresas — principalmente para enviar spam de cunho publicitário — e pelos inevitáveis vigaristas — apesar do limite de 160 caracteres e da impossibilidade de enviar anexos —, que utilizam o vetusto e simplório mensageiro para disparar mensagens de phishing.
A boa notícia é que o bloqueio de SMS é possível tanto no Android quanto no iOS. No sistema do Google, abra o aplicativo de mensagens, selecione o número (in)desejado, toque em Bloquear e denunciar spam e confirme o bloqueio; no da Apple, abra Mensagens, selecione a conversa com o número indesejado, toque no ícone de Contato, depois em Info e na opção Bloquear este Chamador. Independentemente do sistema operacional do aparelho, o dono do número bloqueado não ficará sabendo do bloqueio nem se suas mensagens estão sendo entregues ou não.
Note que o bloqueio funciona tanto com mensagens de texto quanto com chamadas telefônicas convencionais, mas convém tomar cuidado, pois é fácil bloquear por engano o número que o plano médico usa para confirmar consultas ou a administradora do cartão de crédito para alertar sobre compras efetuadas, por exemplo, e deixar de receber essas mensagens pode ser um problema maior do que lidar com o spam.