sexta-feira, 16 de agosto de 2024

ANDROID — DESINSTALAÇÃO DE APLICATIVOS

muito faz quem não atrapalha. se você não quer jogar no time, tudo bem, mas não precisa torcer contra.

O termo "crapware" (crap = merda) designa aquela miríade de programinhas (geralmente freeware ou trial) que os fabricantes de PCs e smartphones pré-instalam para aumentar seus ganhos sem onerar o preço final dos produtos. 

Nos celulares com sistema Android, a lista dos programas instalados é exibida quando tocamos em Configurações > Aplicativos; para remover um aplicativo desnecessário ou indesejado, devemos selecioná-lo e tocar em Desinstalar. Caso essa opção não esteja disponível (como geralmente acontece nos apps pré-carregados de fábrica), tocar em Forçar parada evita que o app continue consumindo recursos (memória, processamento e energia da bateria). Note que ele continuará recebendo atualizações e correções de segurança, de modo que estará na versão mais recente quando e se for reativado. 

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

A fraude eleitoral venezuelana desventrou para o mundo a característica maior dos governos ditatoriais de esquerda, qual seja a forma de se manter o poder — como o "autogolpe" de Maduro, que tanto a OEA quanto países da Europa e da América consideram fraudulento e inadmissível. O episódio ressuscitou a velha discussão sobre dois aspectos essenciais dos regimes autoritários, que inexplicável e lamentavelmente ainda florescem no mundo e tentam se reerguer em países que lutam por permanecer democráticos.
Como bem pontou Roberto Campos, "nas ditaduras de esquerda não se tem que ganhar as eleições, mas ganhar nas apurações". Assim, a tragicomédia começou com a negativa da máquina chavista à candidatura da opositora com melhores condições de presidir o país  — uma das inúmeras formas que ditadores de esquerda usam para se manter no poder — e prosseguiu com a promessa (jamais cumprida) de apresentar as atas da "eleição" que comprovariam a vitória do Podre, digo, de Maduro.  
Em Cuba, Fidel matou milhares de cubanos em paredons e instalou a mais antiga autocracia das Américas — para a qual, sob Lula e Dilma, o Brasil financiou obras caríssimas e jamais voltou a ver a cor do dinheiro. Na União Soviética, Stalin elevou os assassinatos de opositores à casa das dezenas de milhares — Putin reduziu o genocídio, mas travou uma guerra de conquista contra a Ucrânia e prendeu ou eliminou quem se opôs a seu governo. Na Nicarágua, Ortega mandou matar ou prender adversários e mantém uma cruel tirania sobre seu povo. Na China, os números se tornaram mais discretos desde o massacre da Praça da Paz, mas só porque as vítimas estão sob sete palmos de terra em local incerto e não sabido, o que dificulta a contagem.
Uma das características que esses governos têm em comum é o fracasso econômico, seja por causa da corrupção e pela presença do narcotráfico, seja pelo desrespeito às regras da economia de mercado que levaram todos os países desenvolvidos ao centro e à direita. A Rússia se mantém graças ao apoio da China  por onde suas mercadorias passaram a escoar depois das sanções econômicas impostas por causa da guerra contra a Ucrânia —, que é uma ditadura de esquerda que adota o capitalismo selvagem.
No Brasil, um presidente que foi mais ou menos pragmático em seus dois primeiros mandatos tornou-se um ideológico de esquerda que mantém relações de cordialidade com ditaduras a pretexto de interesses comerciais que independem da exteriorização de simpatia. Embora Lula negue, sua preferência por tais regimes é chapada, como ele próprio deixa claro em manifestações abjetas, silêncios comprometedores e demonstrações tímidas de "preocupação".
 
Ferramentas como o NoBloat Free e o Debloater ajudam a remover o crapware, mas convém ter em mente que, a exemplo de um root malsucedido, elas podem afetar o funcionamento do sistema se forem usadas incorretamente. 

Observação: "Rootear" um smartphone significa ampliar a gama de poderes sobre aparelho; no iPhone, essa prática é conhecida como "jailbreak" e recorrente entre usuários que querem "personalizar" o iOS e instalar aplicativos de outras fontes que não a App Store. Mas é preciso ter em mente que, independentemente do sistema operacional, essa prática não só anula a garantida de fábrica como pode transformar o celular num peso de papel se alguma coisa der errado.