TUDO BEM QUERER O QUE NÃO SE PODE TER. EU DISSE ISSO A MIM MESMO TANTAS VEZES QUE JÁ ESTOU QUASE ACREDITANDO.
Se as diferenças entre
mito,
boato e
teoria da conspiração são sutis (detalhes no
capítulo anterior),
causalidade e
casualidade se parecem somente na grafia:
"casualidade" é o princípio segundo o qual as causas sempre precedem os efeitos (como ensinou o Conselheiro Acácio, "as consequências sempre vêm depois"), enquanto "casualidade" remete a eventos que acontecem aleatoriamente, sem quaisquer padrões discerníveis ou relações causais previsíveis.
Como o imprevisível não pode ser controlado, a casualidade tende a levar pessoas que não lidam bem com pandemias, catástrofes e assemelhados a acreditar em teorias conspiratórias em vez de encarar os fatos como eles realmente são.
CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA
A decisão de Moraes de suspender o Xwitter foi referendada pela 1ª Turma do STF, e a de arrolar a Starlink, que também pertence a Musk, revelou-se acertada a posteriori, já que a provedora de internet descumpriu a ordem de tirar o X do ar. Vale ressaltar que a parte da decisão que obrigava o Google e a Apple a "dificultar o download de apps de VPN" foi revogada, mas quem usar a rede virtual privada para burlar a proibição de acessar o X continua passível de multa (R$ 50 mil). Emana do bom senso o princípio segundo o qual não se dá uma ordem que não poderá ser cumprida, e os especialistas afirmam que multar os transgressores seria dificílimo (ou mesmo impossível).
A Starlink decidiu cumprir a decisão de bloquear o X e já suspendeu o acesso à rede, apesar de reclamar do "congelamento de ativos" determinado pelo STF. Na última semana, em meio à crise entre o bilionário e o ministro Alexandre de Moraes, o Supremo e a Anatel foram alvos de ataques cibernéticos. Na Corte, o ministro Nunes Marques será relator de duas ações sobre o tema. Uma, da OAB, contesta a multa por uso de VPN para acessar o X e outra, do Novo, é contra a suspensão da rede.
Ao postar no próprio X, referindo-se a Moraes, que "esse tirano maligno é uma vergonha para as vestes dos juízes", Musk deixa claro que a batalha de egos está longe de terminar.
Uma pesquisa realizada em 2010 demonstrou ser quase impossível mudar a opinião de alguém que tenha sido cooptado pela "realidades alternativa". Como parte do experimente, os participantes receberam correções das afirmações enganosas, mas elas serviram para reforçar suas crenças nas versões deturpadas.
Mas não há nada como o tempo para passar, e o passar do tempo acabou provando que diversas teorias conspiratórias eram verdadeiras. Senão vejamos:
A Máfia surgiu no século XIX, mas o FBI só reconheceu sua existência da em 1957.
O amianto foi descoberto por volta de 4.000 a.C. e largamente utilizado até os anos 1980, quando os países desenvolvidos o aboliram ou criaram regras mais rígidas.
Uma denuncia de que o governo dos EUA contaminava a água com substâncias que causavam desequilíbrios hormonais em rãs só foi levada a sério depois que estudos realizados pela Universidade de Berkeley revelaram que a exposição à atrazina fazia com que 1 de cada 10 rã-machos mudasse de sexo.
O Tuskegee Syphilis Experiment foi criado nos anos 1930 sob o pretexto de oferecer gratuito a afro-americanos diagnosticados com sífilis, mas tratava-se na verdade de um clínico destinado a observar como a doença avançava nos negros. Da feita que o "tratamento" não foi suspenso quando a penicilina passou a ser indicada contra a bactéria Treponema pallidum, o governo americano pagou mais de US$ 10 milhões em indenizações, mas foi somente no final dos anos 1990 que o então presidente Bill Clinton apresentou desculpas formais aos 5 sobreviventes.
Com o fim da 2ª Guerra Mundial, vários países sul-americanos — entre eles a Argentina e o Brasil — serviram de refúgio para nazistas. Considerada inicialmente mais uma teoria da conspiração, a Operação Paperclip expatriou mais de 1600 cientistas, engenheiros e técnicos alemães e os empregou na NASA e em outros órgãos importantes do governo norte-americano, a pretexto de evitar que "o conhecimento caísse em mãos erradas".
Até meados de 1964, o apoio dos EUA aos sul-vietnamitas era meramente político e financeiro, mas isso mudou depois o USS Maddox foi torpedeado pelos norte-vietnamitas (que sempre negaram o ataque) e a Resolução do Golfo de Tonquim autorizou o presidente Lyndon Johnson a entrar formalmente na Guerra do Vietnã.
A Operação Mockingbird se estendeu durante toda a Guerra Fria e foi considerada teoria da conspiração até 1976, quando uma investigação capitaneada pelo Senado forçou a CIA a admitir que havia cooptado ou infiltrado centenas de jornalistas em órgãos de imprensa de dezenas de países, visando moldar a opinião pública a favor dos interesses políticos da agência. A Cointelpro constitui outro exemplo de como é possível criar teorias conspiratórias para alcançar objetivos estratégicos. Nesse caso, o FBI se valeu de calúnias e documentos falsos, prendeu ilegalmente e até assassinou ativistas, jornalistas e líderes dos direitos civis contrários à guerra do Vietnã — entre os quais Martin Luther King — com o propósito de desestabilizar grupos de esquerda e dissidentes políticos que protestavam contra a Guerra do Vietnã.
Continua...