quinta-feira, 24 de outubro de 2024

FIM DO SUPORTE AO WINDOWS 10

A PIOR DECISÃO É A INDECISÃO.

O "ciclo de vida" dos softwares da Microsoft vai do lançamento oficial até o término do suporte, quando então o produto deixa de receber atualizações e correções. 

O Windows 10 foi lançado como serviço em julho de 2015 e terá o suporte encerrado em 14 de outubro do ano que vem. 

Embora seja possível tentar forçara instalação do Win11 em máquinas sem TPM 2.0 ou que não atendam a outras exigências, a Microsoft recomenda comprar um computador novo, e vem criando empecilhos para a atualização em aparelhos com mais de 5 anos de estrada.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Com seu estilo rombudo de fazer política, Bolsonaro acabará transformando o bolsonarismo num aglomerado de amigos majoritariamente feito de inimigos. Silas Malafaia inaugurou uma fila de lamentações, chegando mesmo a indagar: "Que porcaria de líder é esse?" A direita nacional começa a se dar conta de que Bolsonaro já não é tão necessário. Bem orientado, Tarcísio de Freitas sabe que quem sai na chuva antes da hora candidata-se apenas a um resfriado. 
Boulos, por sua vez, prometeu para a última segunda-feira um pronunciamento com potencial para "mudar a eleição". A bomba revelou-se um traque. O apadrinhado de Lula reeditou em 2024 uma versão municipal da "Carta aos Brasileiros", que pavimentou a vitória do padrinho na sucessão presidencial de 2002. A diferença é que a "Carta ao Povo de São Paulo" foi tardia, artificial e improdutiva. 
O amadurecimento de Lula foi um processo de duas décadas. A carta de 2002 veio nas pegadas de três derrotas em eleições presidenciais. Além da guinada em relação a tudo o que dissera sobre questões econômicas, o petista aparou a barba, vestiu Armani e acomodou na vice o empresário José Alencar, e chegou ao Planalto como um ex-sapo barbudo. 
A carta de Boulos foi tardia porque chegou às manchetes a seis dias da eleição. Artificial porque o antigo líder do MTST deixou para formalizar na reta final uma moderação que deveria ter realçado desde a derrota que sofreu na eleição municipal de 2020. E improdutiva porque sua rejeição cavalar e o favoritismo estelar do adversário dão ao texto uma aparência extemporânea e um aroma oportunista. 
Mimetizando as antigas caravanas petistas, o psolista anunciou que dormirá nas casas de eleitores até o dia da eleição. Reeditou até o antigo slogan de Lula: "A esperança pode, sim, vencer o medo". O problema é que parte dos 70% de votos que rejeitaram a continuidade de Nunes no primeiro turno optam agora pela reeleição do prefeito, não por aprovar sua administração, mas por considerá-lo um mal menor. 
Nesse contexto, conversões de última hora, ainda que sinceras, tendem a ser recebidas com um mal maior.

Migrar para o Windows 11 é a solução natural, até porque continuar usando o Win10 sem receber novas atualizações e correções de falhas segurança é arriscado . Caso seu hardware não atenda aos requisitos mínimos exigidos pelo sistema, o Linux pode ser uma alternativa interessante: as distros são gratuitas, rodam em máquinas de configuração modesta e proporcionam maior segurança, personalização e estabilidade.

Linux Mint, Pop! OS e os vários "sabores" do Ubuntu são intuitivos e se tornam "palatáveis" após algumas semanas de adaptação. Os principais navegadores funcionam direitinho, e que quem não se der bem com o LibreOffice ou o OpenOffice sempre pode correr para o Google Docs ou para a versão web do Microsoft 365. Mas encontrar os drivers de hardware adequados é um calvário, e muitos programas que estamos acostumados a usar no Windows não rodam no Pinguim ou apresentam problemas de compatibilidade

Boa sorte.