QUANDO CONSEGUEM CRESCER, AS ÁRVORES SOLITÁRIAS CRESCEM FORTES.
Celulares são frágeis, e a mesma mobilidade que permite ao usuário levar o aparelho a toda parte também potencializa o risco de quedas, furtos e roubos.
Num país onde a corrupção e a máquina pública consomem quase todo o orçamento e o que sobra não é investido em segurança, saúde e educação, cada um cuida de si. Portanto, faça um seguro contra furto, roubo e danos acidentais, evite dar sopa para o azar e torça para não precisar convencer a seguradora de que o sinistro foi legítimo.
Vimos que a classificação IP68 protege o dispositivo contra poeira e água, e que "resistente à água" não é o mesmo que "à prova d’água". Na prática, essa classificação indica que o aparelho suporta respingos, chuva e até um breve mergulho, mas daí a você poder entrar com ele na piscina ou no mar vai uma longa distância. E banhos de banheira, sauna e similares também estão fora de questão.
Existem modelos voltados a militares, aventureiros e demais usuários que precisam de um dispositivo capaz de suportar condições adversas, e o Moto G75 é uma ótima opção. Ele conta com proteção IP68 e certificação MIL-STD-810H, que garante seu funcionamento em altitudes de até 4.570 metros, sob temperaturas de -20°C a 55°C, com até 95% de umidade relativa do ar, resistência a vibrações intensas e quedas de até 1,5 metro.
A ficha técnica também impressiona: CPU octa-core de 2,4 GHz, 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, bateria de 5.000 mAh com suporte a carregamento rápido (carregador incluso), tela Full HD+ de 6,8" com taxa de atualização de 120 Hz, proteção Gorilla Glass 5, Android 14 com garantia de atualização até a versão 19 e seis anos de patches de segurança. Para melhorar, ele podia ser encontrado por cerca de R$ 1.500 em meados de julho.
Para quem quer um verdadeiro tanque de guerra, o Unihertz Tank 3 Pro foi projetado para enfrentar os ambientes mais desafiadores, e combina resistência extrema com tecnologia de ponta. Além de 36 GB de memória e 512 GB de armazenamento (expansíveis até 2 TB), o aparelho integra uma câmera principal de 200 MP e uma de visão noturna de 64 MP. A bateria de 23.800 mAh garante uma semana de uso normal longe da tomada, e carregamento rápido de 120 W restabelece 90% de carga em apenas 90 minutos. Sem falar que um projetor integrado com foco manual proporciona uma experiência visual satisfatória em distâncias de até 3 metros. Tudo isso por menos da metade do preço do Samsung Galaxy S25 Ultra.
Falando na Samsung, para quem busca a robustez de um rugged phone mas não abre mão da confiabilidade e do ecossistema de uma grande marca, o Galaxy XCover 7 é sopa no mel. Ele conta com certificação militar MIL-STD-810H (a mesma do Moto G75), oferece suporte ao Samsung DeX — que converte celular em tablet ou desktop — e deve receber atualizações até o Android 18 e cinco anos patches de segurança. Sua bateria removível de 4.350 mAh permite trocas rápidas em campo, e o botão físico programável pode ser usado até com luvas.
Lançado em outubro de 2023, o Oukitel WP30 é feito de policarbonato, tem design moderno e ergonômico e proporciona uma sensação agradável e confortável ao usuário. Além da tela LCD IPS de 6.78 polegadas com resolução 1080x2460 (FHD+) e taxa de atualização de 120Hz, ele conta com processador MediaTek Dimensity 8050 (6nm), 12GB de memória RAM LPDDR4X, 512GB de armazenamento UFS 3.1 e suporte a cartão MicroSD.
O conjunto de câmeras inclui uma Samsung S5KHM2 de 108.0Mpx, uma de visão noturna Sony IMX350 Exmor RS de 20.0Mpx, e uma lente macro GalaxyCore GC5035 de 5 MP. A câmara frontal é a Sony IMX616 de 32 MP, e faróis infravermelhos fazem a festa dos amantes de selfie. Por último, mas não menos importante, a bateria de 11.000 mAh garante de 3 a 4 dias de uso, e o carregamento rápido de 120W recupera 50% da carga em apenas 15 minutos.
Ficam as sugestões.
