quarta-feira, 13 de maio de 2009

Desfragmentar é preciso (final)

Existe uma porção de desfragmentadores de varejo mais rápidos e eficientes do que o Defrag do Windows (tanto pagos quanto gratuitos), mas que nem todos são capazes de reorganizar alguns arquivos do sistema e nem contêm módulos para compactação do Registro.
Pessoalmente, gosto muito do System Mechanic (“pacote” de ferramentas de manutenção que, dentre outras funções, também desfragmenta os discos), que custa US$ 48.97, mas pode ser testado gratuitamente por 30 dias – tempo mais do que suficiente para você “dar uma guaribada geral” no PC (mais informações em www.iolo.com/system-mechanic/pro/).
Outro programinha interessante é o Perfect Disk – também shareware (US$ 29.90), mas que oferece uma versão “Trial” válida por 30 dias (mais informações de download em http://www.raxco.com/). Dentre outros recursos interessantes, ele analisa os discos e oferece um vasto leque de informações e sugestões para manter o computador “nos trinques” (simplesmente desfragmentar, desfragmentar e agrupar os arquivos de maneira a aprimorar o desempenho do sistema ou fazer a desfragmentação off-line, para recompor os arquivos de hibernação, paginação e outros que só podem ser acessados antes de o Windows ser carregado). Já para quem tem “escorpião no bolso”, o Auslogic Disk Defrag e o Defraggler são ótimas escolhas gratuitas (download em www.auslogics.com/en/software/disk-defrag/download, www.defraggler.com/, respectivamente).
No mais, vale conhecer o PageDefrag (disponível em http://technet.microsoft.com/pt-br/sysinternals/bb897426(en-us).aspx), que utiliza técnicas avançadas para desfragmentar o Registro e os arquivos de paginação (memória virtual), de hibernação (para onde é copiado o conteúdo da RAM quando o computador é posto para "dormir") e de log de eventos.
Após fazer o download, salve o executável (pagedfrg.exe) na sua Área de Trabalho – ou em outro local à sua escolha – e dê duplo clique sobre o ícone para visualizar uma lista com informações sobre a quantidade de clusters que compõem diversos arquivos de sistema e a quantidade de fragmentos existentes em cada um deles. Depois, defina como a desfragmentação deve ser feita (se apenas no próximo boot ou sempre que o computador for ligado ou reiniciado) e clicar em OK. Na próxima inicialização, será exibida (ainda que rapidamente) uma tela com os nomes dos arquivos reorganizados e o resultado do processo.

Observação: o PageDefrag não cria um ponto de restauração do sistema, razão pela qual você deve fazer isso manualmente antes de executá-lo (assim, quaisquer efeitos inesperados e/ou indesejados poderão ser revertidos mais facilmente).

Bom dia a todos.