sexta-feira, 27 de maio de 2011

Backup de e-mails

Lá pelo início do século, o espaço disponibilizado pelos serviços de webmail era miserável ao extremo; bastava você passar dois ou três dias sem acessar sua conta (o que era bastante comum numa época em que a conexão discada reinava quase absoluta) para que sua caixa de entrada “lotasse” e as novas mensagens se perdessem. Em vista disso, os programas clientes eram uma mão na roda, pois permitiam baixar as mensagens para o computador, encerrar a conexão e gerenciar calmamente a correspondência sem onerar a conta do telefone.
Hoje em dia, a história é bem diferente. Serviços de e-mail como o do Google, da Microsoft e do Yahoo!, por exemplo, oferecem (gratuitamente) espaço suficiente para você guardar tranqueiras por toda uma vida. No entanto a prudência recomenda não confiar somente no armazenamento na nuvem: uma catástrofe como a de fevereiro passado, quando 150 mil contas do GMail tiveram seu conteúdo apagado e milhares de usuários ficaram literalmente doidos (por sorte, o Google mantém várias cópias das mensagens em data centers diferentes, além de cópias em fita, o que possibilitou a recuperação dos e-mails), pode dar um bocado de dor de cabeça a quem não costuma fazer backups dos e-mails mais importantes.
Se você baseia sua correspondência eletrônica no GMail, instale o GMail Backup (http://www.gmail-backup.com/download). Após rodar o programinha, inserir seus dados (login e senha), definir o local onde deseja armazenar o backup e selecionar as mensagens desejadas (todas, só as mais recentes ou conforme datas de início e de término pré-definidas), você poderá resgatá-las facilmente, bastando informar os dados da conta e o diretório onde os arquivos foram salvos.
Outra boa opção (também freeware) é MailStore Home, que funciona tanto com o GMail quanto com o Hotmail, o Yahoo!Mail e diversos programas clientes (Outlook, Outlook Express, Thunderbird, etc.). Além de manter no servidor uma cópia dos arquivos baixados (a critério do usuário), ele permite salvar os dados em mídia removível (pendrive, CD/DVD ou HD externo). Para informações detalhadas e download do programa, clique aqui http://www.baixaki.com.br/download/mailstore-home.htm.

Observação: O Outlook Express pode ser configurado para deixar uma cópia das mensagens no servidor, mas convém também criar uma pasta numa segunda partição do disco – ou em outra unidade física, caso exista – e copiar para lá, de forma incremental, todos os e-mails que tenham relevância. O procedimento pode ser um tanto trabalhoso, mas é indubitavelmente funcional (caso queira saber mais sobre esse excelente cliente de correio eletrônico, leia a seqüência iniciada em
http://fernandomelis.blogspot.com/2006/10/conhecendo-o-outlook-express.html ou faça uma busca através do campo de pesquisas do Blog).

Passemos agora ao humor de final de semana:


Aos 82 anos de idade, Frederico se casou com Ana, 27, que em consideração à idade avançada do marido, decide que eles devem dormir em quartos separados. Terminada a festa, cada qual vai pro seu quarto, quando então Ana abre a porta após ouvir batidas insistentes e depara com o marido pronto para a ação.
Depois de uma relação quente e vigorosa, Frederico se despede, vai para seu quarto, mas Ana logo vê o marido de novo à porta, em ponto de bala. Terminada a relação, ele a beija, carinhoso, e volta para seu quarto. Minutos depois, o incidente se repete, e Ana diz:
- Frederico, meu amor, eu estou impressionada! Já transei com homens com um terço de sua idade e eles se contentavam com apenas uma trepada. Você é um grande amante!
Desconcertado, ele pergunta:
- Eu já estive aqui antes???
O Alzheimer tem lá suas vantagens...

Bom final de semana a todos.