terça-feira, 9 de junho de 2009

Comodo Internet Security 3.9

A insegurança virtual não está para brincadeira; segundo a PandaLabs, 2008 fechou com cerca de 22.000 variedades de pragas virtuais criadas a cada dia (um crescimento de quase 700% em relação ao ano anterior). E como nossos leitores já estão cansados de saber, os malwares mais recentes não visam infectar arquivos, apagar dados ou comprometer a estabilidade do computador, mas sim roubar dados e informações sigilosas da vítima (notadamente senhas bancárias e números de cartões de crédito).
Em vista desse quadro lamentável, o jeito é redobrar os cuidados em relação a e-mails suspeitos, com anexos e/ou links duvidosos, e fortalecer o arsenal de segurança (foi-se o tempo em que bastava um simples antivírus para manter essas pragas longe de nossos sistemas).
Como nossos leitores habituais também já sabem, é mais conveniente ter uma suíte de segurança (“pacote” de aplicativos oferecidos por um mesmo fabricante) do que uma salada de programas de desenvolvedores diferentes – até por uma questão de compatibilidade –, mas nem todo mundo está disposto a gastar (ou investir, melhor dizendo) cerca de R$ 150 na aquisição do Norton 360 3.0, por exemplo, ou um pouco menos para ter o Norton Internet Security 2009 (ambos da Symantec, mas sem qualquer protecionismo, até porque, em outras postagens, a gente já abordou – e recomendou – produtos similares de outros fabricantes, dentre os quais a Panda, a Kaspersky, a McAfee, etc.).
Não quero dizer com isso que as ferramentas de segurança gratuitas não sejam eficientes (algumas são tão boas quanto suas versões pagas, até porque utilizam a mesma tecnologia). O problema é que esses freewares são geralmente mais espartanos em termos de opções e recursos, raramente oferecem interface e ajuda em português (de que adianta você receber um alerta de segurança num idioma que não entende?) e quase nunca disponibilizam um telefone para o usuário obter suporte técnico (a não ser no país de origem, mas até aí...). E ainda que você possa lhes enviar um e-mail submetendo uma dúvida qualquer, terá de escrevê-lo em inglês (ou em espanhol, em alguns casos, o também não ajuda muito).
Passando agora ao tema desta postagem (e já não era sem tempo), vale dizer que o Comodo Internet Security 3.9, a despeito de ser gratuito, oferece funções que normalmente estão disponíveis somente em suítes pagas. Além de integrar antivírus e firewall, ele traz também recursos de detecção de intrusão, de otimização do sistema e de proteção para redes wireless, tudo isso com um consumo de memória de apenas 4,6 MB (bem inferior ao de seus concorrentes; o Avira Antivir, por exemplo, compromete 135 MB de RAM). Pena que lhe faltem algumas funções importantes (como antispyware, antirootkit e varredura de e-mails), e que sua interface seja um tanto poluída (devido ao vasto leque de opções de configuração) e não esteja traduzida para o português.
Mais informações e download em http://www.baixaki.com.br/download/comodo-internet-security.htm.
Bom dia a todos e até mais ler.