terça-feira, 16 de junho de 2009

Lembrete aos navegantes...

Considerando que muita gente ainda se “embanana” na hora de utilizar determinados recursos aqui do Blog, resolvi aproveitar o post de hoje para fazer as considerações a seguir:

1. As quase 800 postagens já publicadas aqui no site podem ser revisitadas a qualquer momento (elas são exibidas por ordem data, das mais recentes para as mais antigas). Você só precisa rolar a tela para visualizar as últimas sete edições e, ao final, clicar no link “Postagens mais antigas” para acessar os 20 posts imediatamente anteriores (e assim sucessivamente). Quando quiser retornar à postagem do dia, use o botão “Voltar” do navegador ou clique no título do Blog.

2. Ainda que seja possível retroceder até a primeira postagem do site via “Postagens mais antigas”, convém recorrer ao campo “Arquivo do blog” (na coluna à direita, logo abaixo dos ícones dos seguidores do site) para acessar as matérias publicadas nos meses (ou anos) anteriores, pois ele contém links para os títulos postados no mês em curso, para os demais meses deste ano e para os anos de 2008, 2007 e 2006.

3. Clicando num título qualquer, você será remetido à respectiva postagem; clicando num determinado mês, terá acesso a todos os posts daquele período; clicando num dos anos disponíveis, a página exibirá um bloco com as últimas 50 matérias do ano em questão (se clicar em “Postagens mais antigas”, você verá um novo bloco com as 50 edições imediatamente anteriores, e assim por diante).

4. Para localizar assuntos específicos, a melhor opção é inserir a(s) palavra(s)-chave na caixa localizada no canto superior esquerdo do Blog e clicar no botão “Pesquisar Blog” (esse recurso funciona de maneira semelhante à do serviço de busca do Google, conquanto restrinja a pesquisa às matérias publicadas aqui no site). Note que os resultados podem variar conforme a grafia de determinados termos: “vírus” e “vírus” (com e sem acento) retornam postagens diferentes, da mesma forma que “e-mail” e “email”, “on-line” e “online”, e assim por diante. Caso nenhum resultado corresponda à sua consulta, role a tela até a última postagem e clique no link “Postagens mais antigas” (vale também clicar num ano específico e refazer a pesquisa seguindo os passos sugeridos no tópico anterior).

Observação: As "tags" que aparecem no final das postagens também servem para redirecionar o leitor a outras matérias sobre o mesmo assunto, mas eu comecei a utilizar esse recurso há pouco mais de um mês e ainda não me animei a revisitar as postagens antigas para inserir marcações em cada uma delas.

5. Para interagir com o Blog, você pode inserir comentários em qualquer postagem e a qualquer tempo. Basta clicar no link “comentários” – que aparece no final de cada edição – e selecionar uma das opções disponíveis (conta do Google, anônimo, etc.). Esse link também permite ler os recadinhos deixados por outros visitantes, caso existam, e as respostas que lhes ofereci (sempre que você deixar um comentário num post antigo, lembre-se de retornar até lá para tomar conhecimento da resposta). Caso prefira me enviar um e-mail, clique em “Visualizar meu perfil completo” (na parte inferior do primeiro campo da coluna à direita, logo acima dos ícones dos seguidores do Blog) e, na página que se abrirá em seguida, clique em “email” (no campo “Contato”). Isso fará com que seu programa de correio eletrônico abra automaticamente uma nova mensagem com meu endereço no GMail já preenchido no campo “Para:”.

6. A “frase de pé de página”, como o próprio nome sugere, fica no “extremo sul” da página inicial do Blog. Como a maioria dos visitantes se limita a ler a matéria do dia, sempre tem quem não se lembre de rolar a tela até o final para conferir a tal frase, que eu substituo de tempos em tempos (note que, uma vez modificado o campo em questão, as frases anteriores se perdem; se você retroceder até uma postagem publicada em 2006, por exemplo, continuará visualizando a frase atual).

Tenham todos um bom dia.