Depois de deixar os usuários do Speedy sem acesso à Internet (por duas vezes, só neste ano), agora a Telefonica brinda seus assinantes com problemas de comunicação por voz.
No início da semana passada, ao constatar que seu telefone ficou inoperante durante toda a madrugada, minha irmã entrou em contato com o 10315 e, a despeito de ser informada de que não havia nada de errado com a linha, o problema tornou a ocorrer na madrugada seguinte.
Posteriormente, a assessoria de imprensa da operadora reconheceu que “uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços na rede da empresa” impediu que os usuários (notadamente em bairros como Brooklin, Vila Olímpia e na região da Berrini, além de em cidades como Cotia e Ribeirão Preto) completassem ligações locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e para call centers e chamadas para redes de outros serviços, como, por exemplo, celulares.
É consenso entre os especialistas que o cerne do problema está na falta de investimento em infra-instrutora e contratação de mão-de-obra qualificada (em prol da redução de custos e de aumento de caixa). Vale lembrar que, em julho do ano passado, os assinantes do Speedy amargaram os efeitos de uma pane generalizada na estrutura de voz e dados do serviço, que desconectou não apenas usuários domésticos e empresarias, mas também órgãos do governo estadual que utilizam o serviço.
Por outro lado – e tudo sempre tem outro lado –, nada disso se compara ao inferno que vivenciei por cerca de dois anos, quando acessava a Net em banda larga via rádio (pela Neovia). Além de a velocidade real ficar bem aquém da contratada, a intermitência era constante - aliás, caso leia esta postagem, meu amigo Georges também se lembrará daquele calvário (risos).
A gota d´água foi quando a conexão caiu numa quinta-feira e só foi restabelecida na terça da semana seguinte, a despeito de eu ligar para o suporte técnico diariamente - os atendentes diziam que a equipe estava realizando reconfigurações de software, que o restabelecimento estava previsto para dali a algumas horas, e assim foi durante cinco dias, até que a empresa finalmente mandou um técnico até o Condomínio; ele mudou um cabo lógico de uma porta para outra do Switch e pronto, problema resolvido).
Pode uma coisa dessas?
Em tempo:
1 - Hoje tem frase nova no extremo sul da nossa Home Page (para quem ainda não sabe, basta rodar a tela até o final).
2 - A despeito de eu ter desejado um bom feriadão a todos na postagem da última quarta-feira, resolvi editar o Blog também na sexta. Não deixem de conferir.
Bom dia a todos e até amanhã.