segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fontes

Todo usuário minimamente atento já deve ter reparado que, num primeiro momento, o Windows se mostra incrivelmente rápido – inicializa em poucos segundos e fica pronto para tão logo a interface gráfica seja exibida tela. No entanto, depois da instalação do inevitável pacote de aplicativos de escritório, dos softwares de produtividade e das indispensáveis ferramentas de segurança, essa agilidade inicial desaparece como num passe de mágica.
Dentre outros motivos, isso ocorre porque qualquer programa instalado gera um acréscimo de tempo, ainda que pequeno, na inicialização do sistema. Ademais, a maioria dos aplicativos costuma se autoconfigurar para pegar carona com o Windows (de modo a responder mais rapidamente ao chamado do usuário), e o consumo de ciclos de processamento e espaço na memória resultante desse “stand-by” acaba degradando a performance global do computador. (Veja como minimizar esse problema clicando aqui  e aqui).
Outro voraz consumidor de recursos é o conjunto de fontes (tipos de letras) existentes no computador. Alguns arquivos de fontes (padrão) são criados durante a instalação do Windows, outros vêm de embrulho com determinados aplicativos, mas existem milhares de opções na Web para download, o que leva muitos usuários a entupir seus sistemas com coisas que jamais irão utilizar. No entanto, quanto mais fontes houver, mais demorado será o boot, já que cada tipo de letra e cada uma de suas respectivas variações de tamanho, estilo (itálico, negrito, etc.) corresponde a um arquivo que o Windows carrega a cada inicialização. (Apenas para se ter uma idéia, o acréscimo de 1000 novas fontes aumenta o tempo de boot em cerca de 40%, de modo que o recomendável é manter apenas o essencial ao sistema e as variações realmente utilizadas no dia a dia).
Para gerenciar suas fontes, vá ao Painel de Controle e abra o mini-aplicativo Fontes; para visualizar o aspecto de uma fonte, basta dar duplo clique sobre o ícone respectivo. Para instalar uma nova fonte, clique no menu Arquivo, selecione a opção "Instalar fonte nova" e, na janela "Adicionar fonte nova", localize a fonte desejada, selecione-a na "Lista de fontes", clique em "OK" e reinicialize o sistema. Já para remover fontes, dê um clique direito sobre a fonte desejada (ou indesejada, melhor dizendo) e selecione a opção “Excluir”.
Para finalizar, vale sugerir a todos que confiram a postagem que o Kevin publicou dias atrás, em “O Blog do seu PC” (http://updatefreud.blogspot.com/2010/05/fontes-do-vista-no-xp.html), ensinando como acrescentar ao XP algumas fontes que são padrão do Windows Vista, mas que, por sua beleza e legibilidade, proporcionam mais conforto visual ao usuário.
Uma boa semana a todos e até mais ler.