quinta-feira, 8 de julho de 2010

Extensões de arquivos

O termo “arquivo”, no âmbito da Informática, designa qualquer conjunto de informações identificadas por um nome e uma extensão – a parte que fica depois do ponto, composta geralmente por três ou quatro caracteres alfanuméricos (EXE, MPEG, JPG, HTML, MP3, etc.), que remete ao formato do arquivo e aplicativo com qual ele foi criado. Mesmo em suas versões mais recentes, o Windows oculta as extensões dos arquivos conhecidos (aqueles que podem ser manipulados pelo próprio sistema ou por aplicativos já instalados no computador), visando prevenir problemas na hora que um usuário menos experiente resolva renomear um arquivo qualquer. No entanto, por diversas razões (inclusive de segurança), convém modificar esse ajuste para forçar o sistema a exibir as extensões dos arquivos.
Para tanto, no XP, abra o Windows Explorer (ou a pasta Meus Documentos), clique em Ferramentas > Opções de Pastas > Modo de Exibição, e, no campo das configurações avançadas, desmarque a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”.
Note que, sempre que você for renomear um arquivo após essa reconfiguração, terá de tomar o cuidado manter a extensão respectiva. Para facilitar o processo, experimente selecionar o arquivo desejado e pressionar a tecla F2 (dessa forma, você pode dar um novo nome ao arquivo sem que sua extensão original seja alterada).
Um ótimo dia a todos e até a próxima.

EM TEMPO: A despeito da pífia repercussão do post de ontem e do fato de amanhã ser feriado em São Paulo, o "expediente" aqui no Blog será normal.