quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SteadyState

Antes de passarmos ao assunto da postagem de hoje, vale lembrar que ontem foi dia de Patch Tuesday da Microsoft; se você não configurou seu sistema para baixar e instalar automaticamente as correções, não deixe de rodar o Windows Update. Feita essa ressalva, vamos ao assunto do dia:
Mesmo com a redução no preço dos desktops e laptops, muita gente ainda tem apenas um PC em casa – e o compartilha com familiares que geralmente não se preocupam com a segurança dos dados ou com manutenções preventivas. Se você se enquadra nesse contexto, o SteadyState pode ser uma mão na roda, pois permite criar uma série de regras para proteger a integridade do sistema (para mais informações, download e instruções de uso, clique aqui).
Desenvolvido pela própria Microsoft e disponibilizado gratuitamente para usuários que possuam cópias “oficiais” do Windows, o programinha permite desfazer quaisquer modificações realizadas pelos demais usuários, restringir o acesso a programas, configurações e itens do menu Iniciar, bem como bloquear contas compartilhadas (para impedir que alterações sejam mantidas de uma sessão para outra), controlar configurações de segurança, privacidade e muito mais.
Criado para rodar nas versões XP e Vista, ele também pode ser usado no Windows 7, desde que no modo de compatibilidade (basta clicar com o botão direito do mouse em cima do executável do SteadyState, selecionar a aba Compatibilidade e, em seguida, o modo de compatibilidade).
Boa semana a todos e até mais ler.