terça-feira, 19 de outubro de 2010

Desempenho

O barateamento dos PCs (tanto de mesa quanto portáteis) vem levando muitos usuários a escolher seu novo equipamento apenas com base no preço e nas condições de pagamento, sem atentar para o fato de que produtos de entrada de linha nem sempre oferecem configurações compatíveis com suas necessidades. E aí não adianta chorar sobre leite derramado: se não houver condições para um upgrade – adicionar mais memória ou substituir a CPU por outra mais poderosa, por exemplo – o jeito é desativar firulas dispensáveis, que consomem recursos de hardware sem oferecer uma contrapartida real para o usuário.
No XP, dê um clique direito em Meu Computador, clique em Propriedades e na aba Avançado. No campo Desempenho, clique em Configurações e marque a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.
Alguns programas que pegam carona com o Windows também retardam o boot e consomem processamento e memória, deixando a máquina “pesada”. Para resolver o problema, verifique primeiro se existe uma opção de desativação na interface do software (geralmente no menu Ferramentas). Caso negativo, clique em Iniciar > Executar, digite "msconfig" (sem as aspas), dê OK, clique na aba Inicializar e desmarque as opções que você não quer que sejam carregadas automaticamente (tome cuidado, todavia, para não desabilitar aplicações críticas, dentre as quais o antivírus e o aplicativo de firewall). Feita a seleção, feche a janela e reinicie o computador.

Observação: Havendo dúvidas sobre o que determinado aplicativo faz, basta realizar uma busca com o Google para descobrir sua importância e o impacto que a desativação ou retardo na carga pode acarretar (se for necessário reverter essas configurações, basta você repetir os passos e remarcar os softwares que você desmarcou).

Você pode ainda reconfigurar inúmeros processos e serviços que alteram o desempenho do computador clicando em Iniciar > Executar, digitando “services.msc” (sem as aspas) e pressionando Enter. A lista de opções é ainda mais confusa do que a da janela de inicialização, de maneira que convém recorrer ao Black Viper para saber o que desativar e o que manter no modo manual ou automático (para usuários do XP SP3, o link é http://www.blackviper.com/WinXP/servicecfg.htm).
Caso você não se sinta à vontade para fazer esses ajustes manualmente (afinal, seguro morreu de velho), uma boa idéia é contar com o auxílio do Complete System Tuneup, que otimiza itens fundamentais para o desempenho da máquina (inicialização, registro, etc.) e ainda fornece atalhos para ferramentas do sistema. E na hora de desinstalar programas, prefira o Revo Uninstaller à ferramenta padrão do Windows (Adicionar ou remover programas, no Painel de Controle), já que esse competente programinha varre definitivamente todos os resquícios deixados pelos softwares removidos.
Um bom dia a todos e até a próxima.