quarta-feira, 1 de junho de 2011

Word - Espaçamento entre linhas

A despeito das inúmeras opções de processadores de texto disponíbilizadas gratuitamente ou “na nuvem”, a esmagadora maioria dos usuários ainda prefere o popular MS Word (integrante da suíte MS Office, da Microsoft). Eu, particularmente, continuo usando o Word 2003, já que os aprimoramentos das versões posteriores (2007 e 2010) não justificam, pelo menos no meu caso, o investimento necessário ao ao upgrade.
Enfim, uma dúvida comum entre os usuários do Word remete ao espaçamento entre as linhas – que, na versão 2003, foi suprimido do menu Formatação (para fazer esse ajuste, você precisa selecionar a porção de texto a ser modificada e, na da barra de ferramentas Formatação, apontar para Espaçamento entre Linhas e definir o número desejado).
Se seu Word for 2007 ou 2010, a boa notícia é que esse controle pode ser acessado no Ribbon; clique na aba início e veja que, ao lado dos botões de alinhamento, existe um controle representado por duas setas e quatro linhas que permite escolher a quantidade de espaço a ser inserida no texto. A partir desse botão, você pode ainda adicionar ou remover o espaçamento antes ou depois de novos parágrafos (o link http://www.woopid.com/video/1130/Changing-Line-Spacing remete a um vídeo (em inglês) que certamente irá dirimir eventuais dúvidas).
Bom dia a todos e até mais ler.