terça-feira, 1 de novembro de 2011

Maracutaias

Sem prejuízo do que foi dito no início do ano sobre falsificações, notadamente de pendrives (para conferir, clique aqui), achei por bem revisitar o assunto, já que, como se não bastassem os populares “chaveirinhos” e cartões de memória “maquiados” para exibir capacidades muito superiores, a maracutaia se estende também a HDs externos.

Observação: A foto que ilustra esta postagem exibe o interior de um drive USB da Samsung que não passa de um pendrive de míseros 128 MB, com controlador modificado para funcionar em loop e reportar a capacidade de 500 GB, combinado com duas porcas de contrapeso – ou seja, usadas para simular o peso do drive original.

Como se não bastasse ludibriar o consumidor com produtos de má qualidade travestidos de marcas renomadas e confiáveis, os vigaristas de plantão se locupletam adulterando os dispositivos e falsificando as inscrições e as embalagens. Com auxílio de um PC e de um software gravador de firmwares, a capacidade dos drives ou cartões pode ser “ampliada” centenas (ou milhares) de vezes. O truque consiste em fazer o controlador gravar dados até completar a capacidade do chip e aí recomeçar desde o início, sucessivas vezes. Com isso, um pendrive de “32 GB” irá armazenar somente os dados finais, correspondentes à sua capacidade real, conquanto o gerenciador de arquivos exiba todos os arquivos copiados (já que essas informações são gravadas na tabela de alocação, que é mantida segura nos primeiros endereços do chip).
Para evitar levar gato por lebre – sem prejuízo das sugestões apresentadas na postagem referenciada parágrafos atrás –, uma boa idéia é usar o H2testw, capaz não só de denunciar esse tipo de engodo, mas também de verificar as velocidades efetivas de escrita e gravação e identificar endereços defeituosos. (no caso de drives “maquiados”, ele começará a reportar erros na etapa de verificação, logo depois que a capacidade real for ultrapassada).
Para mais informações e download, visite http://www.baixaki.com.br/download/h2testw.htm.
Bom feriado a todos e até quinta, se Deus quiser.