UM BATE-PAPO INFORMAL SOBRE INFORMÁTICA, POLÍTICA E OUTROS ASSUNTOS.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
USB e humor de sexta-feira
Além de permitir a conexão de inúmeros dispositivos, o versátil barramento USB é capaz de fornecer energia para alimentar carregadores, luzes, micro-ventiladores, aquecedores de xícaras de café e até pequenos refrigeradores para latinhas de cerveja ou refrigerante.
Existem três padrões de USB: No 1.x (criado em 1996), a transferência de dados fica limitada a 12 Mbps (insuficiente, portanto, para HDs externos, pendrives, drives de CD, placas wireless e outros periféricos rápidos), no 2.0 (introduzido em abril de 2000), chega a 480 Mbps, e no novo 3.0 (ainda em processo de popularização), a 4,8 Gbps (com transferência bidirecional,ou seja, envio e recebimento simultâneo de dados).
Os conectores apresentam formatos físicos diferentes, embora utilizem a mesma pinagem. O tipo A é o mais comum, seguido pelo tipo B ("quadrado", encontrado na maioria das impressoras) e pelos mini e micro (utilizados geralmente por câmeras, smartphones, players de áudio e gadgets que tais). Há também alguns formatos proprietários (versões levemente modificadas de um dos quatro formatos principais), mas é possível utilizar adaptadores para intercambiá-los (inclusive para portas seriais, paralelas, de rede, e até saídas VGA).
Passemos agora à nossa tradicional piadinha;
Um político em campanha fazia seu discurso:
- Compatriotas, companheiros ou amigos! Estamos aqui agregados, reunidos ou ajuntados para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto proeminente, relevante ou importante: minha postulação, aspiração ou candidatura a vereança por este Município.
Um ouvinte pergunta:
- Por que o senhor utiliza sempre três palavras para dizer a mesma coisa?
O candidato responde:
- A primeira palavra é para pessoas com nível cultural mais elevado; a segunda, para pessoas de nível médio, e a terceira, para pessoas de nível baixo, como aquele bêbado ali na esquina.
O bêbado se levanta e responde:
- Senhor postulante, aspirante ou candidato (hic), o fato, circunstância ou razão pela qual eu me encontro nestas condições não implica, significa ou quer dizer que meu nível cultural seja ínfimo, baixo ou ralé (hic). Com todo o acatamento, deferência ou consideração que vossa excelência merece (hic), encaminhe-se, dirija-se ou vá (hic) ao encontro de sua leviana genitora, mundana mãe biológica ou puta que o pariu!
Um ótimo f.d.s. a todos e até a próxima.
Labels:
computador,
dica,
hardware,
informática,
PC,
tecnologia da informação,
USB,
Windows
Jornalista, blogueiro, entusiasta da informática, articulista de TI, autor de livros e de artigos publicados em revistas especializadas quando as pessoas ainda procuravam essas informações na mídia impressa.