quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Favoritos e webservices


Prosseguindo com o que dizíamos no post anterior, há situações em que os webservices substituem com vantagem os aplicativos residentes, mas como geralmente é difícil memorizar os endereços dos sites que os disponibilizam, uma boa idéia é adicioná-los aos FAVORITOS (ou BOOKMARKS, conforme o navegador). No IE8, por exemplo, ao encontrar uma página do seu interesse, clique em FAVORITOS e em ADICIONAR A FAVORITOS (saiba mais em http://fernandomelis.blogspot.com/2011/04/favoritosbookmarks-e-am-deadlink.html).
Você pode acrescentar o que quiser à sua lista de favoritos, mas um medidor de velocidade é item obrigatório, já que, por diversas razões que agora não vêm ao caso, nossa largura de banda nem sempre alcança o patamar contratado, mas isso não significa que devamos nos conformar em navegar a 256 Kbps, por exemplo, se pagamos por 1 Mbps. Então, se você achar que sua conexão está se arrastando como um caracol quando deveria “correr” como um jabuti, recorra ao SPEEDTEST.NET (veja mais sugestões em http://www.dslreports.com/stest?more=1) e adicione-o aos FAVORITOS.
Outro item que não deve faltar é um dicionário digital (de português ou multilíngüe). Embora seja possível adquirir versões (pagas) por download ou em mídia óptica, você pode ser virar muito bem com as opções online disponíveis em http://michaelis.uol.com.br/ e http://www.dicio.com.br/, por exemplo, ou com o internacionalmente conhecido Linguee, cuja recém-lançada versão brasileira oferece milhares de verbetes e ferramentas de integração compatíveis com diversos navegadores.
Um ótimo dia a todos e até a próxima.