terça-feira, 20 de julho de 2010

Medidor de velocidade

Dentre diversos medidores de velocidade disponíveis na Web, o SPEEDTEST.NET é o meu preferido por ser preciso e fácil de usar.

1- Para acessar o SPEEDTEST.NET, clique no link “Medidor de Velocidade”, no campo “Links” à direita desta página.

2- Carregada a página, escolha um dos servidores indicados pelo serviço (ele localiza automaticamente os mais próximos do ponto onde você se encontra), clique em Begin Test e acompanhe o ponteiro do velocímetro.

3- Ao final, confira os números exibidos no quadro do centro da tela (velocidades de download e upload alcançadas pela sua conexão) e as estimativas apresentadas mais à direita (tempo estimado para você baixar uma música em MP3 de 5MB, um videoclipe de 35MB ou um filme de 800MB).

Observação: A velocidade de download é expressa em megabits por segundo (Mbps); quanto maior ela for, mais rapidamente você poderá baixar arquivos e visualizar webpages. A velocidade de upload (também medida em Mbps), normalmente inferior, indica quão rapidamente você consegue compartilhar arquivos com outros usuários ou com a própria Rede (enviar arquivos por e-mail ou postar fotos ou vídeos em um website, por exemplo). Além dos números de download e upload, você terá acesso ao PING, que corresponde ao tempo que seu computador leva para enviar pacotes de dados para outro computador, e vice versa (quanto menor o PING, mais rápida será a troca de pacotes).

Ao fazer as medições, encerre os demais programas que possam acessar a Web (Messenger, Outlook, etc.) e comprometer os resultados. Além disso, procure realizar vários testes em diferentes horários: da mesma forma que as avenidas das grandes metrópoles, a Internet também tem horários mais “congestionados”; após as 18h, quando boa parte das pessoas já saiu do emprego, inicia-se o que se convencionou chamar de horário de Internet residencial, com uma diminuição considerável do tráfego. Vale também medir a conexão de madrugada, quando a disputa por largura de banda costuma ser ainda menor.

Amanhã a gente continua. Abraços e até lá.