quarta-feira, 30 de maio de 2012

NOTEBOOKS - Cuide bem do seu portátil


Se você já realizou – ou está prestes a realizar – o velho sonho de ter um portátil, vale lembrar que o espaço mais acanhado do gabinete contribui para o aquecimento dos componentes internos, especialmente se você operar o aparelho sobre mantas, cobertores, edredons, almofadas e assemelhados, que podem obstruir as ranhuras de ventilação e comprometer a circulação do ar. Em locais onde a temperatura ambiente supere 25º C, um suporte com coolers integrados (como o da figura à direita) ajuda um bocado.
Outro pecado mortal é transportar o laptop ligado, mesmo que o sistema esteja em stand-by. Andar com ele pela casa é uma coisa, mas enfiá-lo na mochila e sujeitá-lo a solavancos e sacolejos até a escola ou o escritório, nem pensar (um HD em funcionamento pode ser danificado mesmo por um pequeno impacto). Caso sua preocupação seja com o tempo de espera na reinicialização, use a hibernação – saiba mais em http://fernandomelis.blogspot.com/2011/04/pedro-paulo-ou-joao.html.
Por último, mas não menos importante, evite deixar seu note "dando sopa": os amigos do alheio costumam ficar de olho, especialmente em aeroportos, proximidades de escolas e faculdades e locais freqüentados por executivos. Para transportá-lo, use uma mochila apropriada, de preferência acolchoada, mas que não ostente a grife do fabricante ou qualquer outra característica que denuncie o conteúdo. No carro, acomode-o sob o assento - se for preciso colocá-lo no porta-malas, faça-o em um local discreto, longe dos olhos de curiosos. No lava-rápido ou em estacionamentos que não permitam trancar o carro e levar a chave, confie o computador ao gerente ou carregue-o com você.
Até mais ler.