Embora tenham sido idealizados para exibir mensagens
publicitárias e ajudar a manter a gratuidade da Web, BANNERS e JANELINHAS
POP-UP também podem nos expor a vírus,
spywares, roubos de identidade e outras ameaças que tais.
Segundo a Symantec,
anúncios baseados em Flash –
linguagem de programação que acrescenta animação e recursos interativos ao
conteúdo – vêm sendo usados para induzir os internautas a baixar programas
maliciosos ou redirecioná-los sites suspeitos (por exemplo, você acessa uma
página qualquer e uma telinha informa que seu PC está infectado e oferece um
link ou botão do tipo “clique aqui” para removê-lo; aí você clica, e está feita
a caca).
Nem sempre é fácil separar o joio do trigo, mas você pode
minimizar os riscos evitando navegar por sites suspeitos e fugindo
imediatamente de qualquer página que não lhe pareça confiável (ato contínuo,
faça uma varredura completa no sistema com seu antivírus).
OBSERVAÇÃO: Quando se fala em sites suspeitos, logo nos
vem à mente conteúdo erótico, ferramentas para crackers, downloads ilegais, e
por aí vai, mas, segundo a Symantec,
o risco oferecido por sites com conteúdo
religioso ou ideológico é três vezes mais que o dos pornográficos, pois estes últimos visam a lucros e, portanto, se
esforçam para oferecer à clientela um espaço livre de malwares.
Da mesma forma que os emails de phishing, muitos
banners se valem de ENGENHARIA SOCIAL para explorar a inocência, a
curiosidade, a boa-fé ou a ganância das vítimas – ou seja, dão a corda e torcem
para que elas se enforquem. Se você se interessar por um anúncio qualquer,
digite o endereço do anunciante no seu navegador ou localize o site através do
Google.
Observação: Cuidado com os SCAREWARES. Diante de pop-ups mais insistentes, tente
fechá-los pela tecla Esc ou
encerrar o navegador – em alguns casos nem, o simples acesso ao site já basta
para descarregar o malware; em outros, clicar no “X” que deveria fechar a
janelinha dispara a instalação do programinha malicioso.
Boa sorte e até amanhã.