Passando ao que interessa, muita gente usa o Word regularmente, mas desconhece muitas das “sutilezas” que ele esconde em suas configurações avançadas. Confira algumas delas:
1.
Para “replicar” a formatação de um
parágrafo em outro sem recorrer à ferramenta
Pincel, use e abuse dos atalhos Ctrl+Shift+C
e Ctrl+Shift+V (para copiar e colar a formatação, respectivamente).
2.
Você pode mover palavras, parágrafos ou blocos de texto selecionando-os e arrastando
para a nova posição no documento, mas, se mantiver a tecla Ctrl pressionada durante a operação, verá que o objeto original
será preservado e uma cópia será
criada no local de destino.
3.
Selecione um parágrafo e, mantendo
pressionada a combinação de teclas Shift+Alt,
você poderá movê-lo para cima ou para baixo usando as teclas de seta.
4.
Mantenha a tecla Shift pressionada ao abrir o menu Arquivo do Word e repare
que os comandos Salvar e Fechar serão substituídos por Salvar tudo e Fechar tudo – o que é útil para quem trabalha com vários documentos
abertos ao mesmo tempo.
5.
Todo usuário do Word sabe selecionar uma porção de texto no
sentido horizontal, mas poucos sabem que é possível fazê-lo também na vertical, bastando posicionar o cursor
na coluna inicial e, mantendo pressionada a tecla Alt, arrastar até completar a seleção desejada.
Diversos comandos úteis não aparecem nos menus e barras de
ferramentas do Word, mas você pode adicioná-los facilmente clicando em Ferramentas/Personalizar/aba Comandos. Feito isso, selecione a opção
Todos os comandos na lista à
esquerda (Categorias), localize o
item desejado na lista à direita (Comandos)
e arraste-o para uma barra de ferramentas ou menu. (Veja mais dicas em TechRepublic).
Abraços e até amanhã.