Nunca me sinto só.
Gosto de estar comigo mesmo. Sou a melhor forma de entretenimento que jamais
consegui encontrar.
SENHAS, como a
maioria dos leitores certamente já sabe, são códigos alfanuméricos que
funcionam como “chaves virtuais” (para saber mais, clique
aqui), permitindo-nos fazer logon
no Windows e acessar uma vasta gama
de serviços online (Webmail, Orkut, Netbanking, Facebook, etc.).
Quem compartilha o PC com outras pessoas deve criar contas individuais
protegidas por senha, de modo a resguardar a privacidade de cada usuário e evitar
reconfigurações inadvertidas ou exclusões acidentais de arquivos alheios, por
exemplo. Antes do XP, a política de contas de usuário e senhas
da Microsoft não oferecia segurança alguma (bastava teclar ESC para burlar a tela de
logon), mas nas versões mais recentes a história é outra – aliás, sei de
gente que reinstalou o sistema por ter esquecido a senha de logon, o que está
longe de ser a melhor solução (para saber mais, clique aqui).
Se ninguém além de você usa seu PC, a senha de logon pode
ser desabilitada, até porque aquele estratagema para evitar a inicialização
do XP em duas etapas não se aplica ao Windows 7. No entanto, tenha em mente que qualquer pessoa que tiver acesso físico ao computador (como o filho
da faxineira, por exemplo) poderá ligá-lo e acessar o sistema sem restrição
alguma.
No XP:
1. Na caixa Executar do
menu Iniciar, digite “control userpasswords2” (sem aspas) e
clique em OK.
2. Na guia Usuários,
desative o item “Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este
computador” e clique em Aplicar.
3. Quando o sistema pedir um
nome de usuário e senha, informe o usuário padrão, digite uma senha (não
deixe este campo em branco) e clique em OK.
4. Abra o Painel de
Controle e, em Contas de Usuários, clique em “Alterar o
modo como usuários fazem Logon ou Logoff” e desative os itens “Use a
tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.
No Seven, basta
acessar o Painel de Controle, clicar
em Contas de Usuário, selecionar a
conta desejada, inserir a senha atual e clicar em Remover Senha.
Simples assim.
Observação: Quanto
mais forem as senhas, mais difícil será memorizá-las, e da feita que não é
recomendável usar a mesma palavra secreta para duas ou mais finalidades, o
jeito é recorrer a gerenciadores como o LastPass, o KeePass ou o Roboform
– dentre diversas outras opções já analisadas aqui no Blog. Assim, será preciso
memorizar somente a senha de logon do sistema e a senha do gerenciador, que se
encarregará de administrar as demais.
Um ótimo dia a todos.