quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CORREÇÃO DE ERROS, DESFRAGMENTAÇÃO DO HD e outras tarefas disponibilizadas pelos utilitários nativos do Windows 7

TEMA MAIS O AMOR DE UMA MULHER DO QUE O ÓDIO DE UM DESAFETO.

Seguindo os mesmos passos sugeridos no post anterior e clicando na aba Ferramentas, você terá acesso a três utilitários importantes. No primeiro –  Verificação de erros –, clique em Verificar agora..., marque as duas opções disponíveis (Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente e Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los), clique em Iniciar e vá tomar um café, lavar o carro ou ligar para a namorada, pois a coisa leva de muitos minutos a algumas horas, dependendo do tamanho da unidade que será escaneada. (Caso a unidade em questão seja a do sistema, você terá de selecionar reagendar a verificação do disco para a próxima reinicialização do computador, pois a ferramenta precisa ter acesso a arquivos que ficam bloqueados quando o Windows está sendo executado).
Já a Desfragmentação e o Backup dispensam mais considerações, pois foram abordados em detalhes recentemente (para acessar as respectivas postagens, clique aqui e aqui). Note que, para a desfragmentação do HD no Windows 7, os especialistas recomendem usar o utilitário nativo do Windows, mas nem por isso você deve deixar de explorar outras opções, como o Ultradefrag e o Auslogics Disk Defrag, que são mais rápidos e oferecem mais recursos.

Observação: Embora possa ser executada “dentro do Windows”, a desfragmentação também costuma demorar um bocado, de modo que é recomendável não usar o computador para outras tarefas nesse entretempo.

Diversos programinhas oferecem informações detalhadas sobre o sistema e a configuração de hardware do computador, mas você pode obter resultado semelhante sem instalar qualquer aplicativo. Para tanto, é só digitar informações na caixa de pesquisas do menu Iniciar do Seven e selecionar a opção respectiva, no campo Programas da lista de respostas.

Para automatizar backups, desfragmentações e outras tarefas de manutenção, use o Agendador de Tarefas (mais detalhes na postagem do dia 16 de julho passado).

Se você é chegado em caracteres especiais, saiba que o Seven inclui um editor com o qual você pode dar asas à imaginação. Pressione a combinação de teclas Windows+R, digite eudcedit.exe na caixa do menu Executar e divirta-se (para mais informações, clique aqui).

Observação: Clicando em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema, você terá acesso a um Mapa de Caracteres bastante abrangente. Basta selecionar as opções desejadas, copiá-las e incluí-las num documento de texto ou onde mais você desejar.

Amanhã tem mais, pessoal. Abraços e até lá.