segunda-feira, 8 de setembro de 2014

BETA DO WINDOWS 9 PODE CHEGAR AINDA NESTE MÊS

NUNCA SUBESTIME SEUS INIMIGOS. LEMBRE-SE DE QUE AS PESSOAS SUBESTIMADAS TENDEM A SE TORNAR MAIS FORTES.

Um upgrade de responsa como o de Sistema Operacional deve ser precedido de alguns cuidados, pois, como se costuma dizer, “OS PIONEIROS SÃO RECONHECIDOS PELA FLECHA ESPETADA NO PEITO”. A meu ver, o momento adequado para a adoção de uma nova versão do Windows é quando ela recebe seu primeiro Service Pack, mas com o Eight a coisa foi um pouco diferente.
Conforme já comentamos em outras oportunidades, as versões do Windows obedecem uma curiosa sucessão de altos e baixos. O Win95 – o “pulo do gato” da Microsoft, que promoveu sua interface gráfica baseada no DOS à condição de sistema operacional autônomo – foi sucedido pela versão 98, que só fez sucesso em sua segunda edição (Win98/SE, considerada durante anos o melhor Windows de todos os tempos). Já seu sucessor – o Win ME –, lançado a toque de caixa para aproveitar o apelo mercadológico da “virada” do século, resultou num fiasco monumental, que foi revertido pelo festejado XP, repetido pelo Vista e novamente revertido pelo excelente Windows 7. O Eight, por sua vez, lançado em outubro de 2012 com a ambiciosa missão de substituir o Seven nos PCs de mesa e notebooks e, ao mesmo tempo, alavancar a participação até então inexpressiva da Microsoft no mercado de tablets e semartphones, ainda não mostrou a que veio. Mesmo a versão 8.1, que voltou a privilegiar o uso do teclado e do mouse, não decolou como esperado: segundo dados de junho do StatCounter, ela conta com apenas 6,75% da preferência dos usuários, enquanto o XP tem 13,74% e o Seven, 50,18%.
Talvez por isso o time de Redmond venha acelerando o desenvolvimento do Threshold – que deverá ser batizado oficialmente como Windows 9. Embora fosse de se esperar que ele desse as caras somente no ano que vem, uma versão beta estará disponível já neste mês e poderá ser baixada gratuitamente por quem estiver disposto a testá-la – desde que tenha o Win 8.1 e que se proponha a receber atualizações até por ocasião do lançamento oficial do 9, no ano que vem.
A conferir.
Abraços, boa semana a todos e até mais ler.