quarta-feira, 25 de outubro de 2017

BACKUP NO WINDOWS 10 ― Continuação

SER PEDRA É FÁCIL, O DIFÍCIL É SER VIDRAÇA.

Como eu disse no post anterior, fazer backup nada mais é criar cópias de arquivos importantes e salvá-las em outro local. Dessa forma, se o arquivo original se corromper ou se tornar inacessível por algum motivo, você poderá resgatá-los a partir de outra partição, mídia óptica, drive de HD externo, disco virtual, pendrive, e assim por diante (convém salvar os backups em dois ou mais locais distintos; afinal, nunca se sabe...).

Desde a edição XP do Windows que um assistente nativo facilita a criação dos backups e a respectiva restauração, mas você pode recorrer a uma ferramenta de terceiros, como o PC Transfer (clique aqui para mais opções). Veremos a seguir como usar o recurso do próprio sistema, tanto no Seven, que ainda é bastante popular, quanto no Ten. Acompanhe.

O Windows 7 permite criar backups automática ou manualmente. O Assistente estabelece à data, o horário, a frequência, a opção de armazenamento e o conteúdo a ser protegido, mas você pode redefinir esses parâmetros abrindo o Painel de Controle e clicando em Sistema e Segurança/Backup e Restauração. Note que a automatização do processo exige que o PC esteja ligado na data e hora programadas, e que o pendrive ou HD USB esteja conectado e configurado como unidade de destino.

Já se a ideia for criar o backup manualmente, clique em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Backup e Restauração, conecte a unidade de mídia removível ao computador e, em Alterar configurações, defina-a como padrão (isso se ela não aparecer selecionada). Feito isso, marque a opção Deixar o Windows escolher (recomendado), clique em Avançar e aguarde a mensagem de que o processo foi concluído com êxito.

Caso precise restaurar um backup, clique em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Backup e Restauração > Selecionar outro backup de onde os arquivos serão restaurados. Na lista que é exibida em seguida, selecione o backup desejado e clique em Avançar (caso a opção em questão não apareça, assegure-se de que o dispositivo de mídia removível esteja conectado ao computador e clique em Atualizar).

O Windows 7 permite que você escolha pessoalmente o conteúdo que deseja proteger ou encarregar a ferramenta de backup dessa seleção. Nessa hipótese, serão copiados os arquivos de dados salvos nas bibliotecas, área de trabalho e pastas padrão do Windows (dados de aplicativos, contatos, downloads, favoritos, links, jogos salvos e pesquisas) de todas as contas de usuário existentes no computador. Os arquivos do sistema e de programas não são levados em conta, uma vez que esse não é o objetivo da ferramenta ― para reinstalar o Windows mais facilmente, você pode criar um disco de imagem.

Amanhã a gente continua.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: