terça-feira, 3 de julho de 2018

MAIS DICAS DE SEGURANÇA ONLINE


QUANDO VIRES UM HOMEM BOM, TENTA IMITÁ-LO; QUANDO VIRES UM HOMEM MAU, EXAMINA-TE A TI MESMO.

Como eu costumo dizer em minhas postagens sobre segurança digital, cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Portanto, se você baixa qualquer app, ignora atualizações de software e escancara a privacidade em postagens no Face, no Instagram e no WhatsApp, apenas para mencionar as redes sociais mais notórias, convém reavaliar seus hábitos: de acordo com um estudo da Kaspersky Lab, quase metade dos internautas já tiveram seus dados pessoais comprometidos devido ao “mau uso” de PCs (52%), smartphones (47%) e tablets (20%). 

Ações comuns, como acessar redes sociais e verificar e-mails em qualquer momento e local, por exemplo, devem ser evitadas, a exemplo de outras que a gente vai abordar a seguir. Confira e, se possível, ponha-as em prática; afinal, segurança é um hábito e, como tal, deve ser cultivada.

1 — Inúmeros aplicativos pedem diversas permissões para os dispositivos, e algumas delas não fazem o menor sentido (por que uma simples calculadora precisaria saber sua localização, por exemplo?), mas podem pôr em risco a privacidade do usuário. Aliás, estima-se que cerca de 30% dos aplicativos baixados em smartphones não são utilizados. Então, se você não precisa do programinha, por que instalá-lo? Evitando, você não só evita incidentes de segurança, mas também evita desperdício de recursos físicos do aparelho (memória interna, RAM e ciclos de processamento).

2 — O Windows sempre foi considerado inseguro, em grande medida devido a sua estrondosa popularidade (por que criar um vírus para contaminar alguns milhares de PCs se, com o mesmo trabalho, consegue-se infectar milhões de aparelho?). Mas existem, sim, vulnerabilidades no sistema da Microsoft — afinal, são dezenas de milhões de linhas de código. E ainda que a empresa se preocupe em sanar essas falhas, ainda é grande o número de usuários que não se preocupam em aplicar as atualizações/correções. Navegadores, players de mídia e plugins como o Flash, por exemplo, que a maioria de nós utiliza, são monitorados atentamente pelos cibercriminosos, uma vez que suas vulnerabilidades podem ser exploradas para atacar os dispositivos. Portanto, instale todas as atualizações — tanto do sistema quanto dos aplicativos — para tornar sua navegação mais segura.

3 — Em casa, esta dica não faz muito sentido, mas em qualquer outro lugar em que você esteja usando seu notebook é fundamental bloquear sempre que sair de perto da máquina (ainda que por alguns minutos, como na hora de ir ao banheiro). Segundo a Kaspersky, 52% dos usuários experimentaram perda de dados de seus computadores por não terem o bloqueado e/ou colocado uma senha segura de desbloqueio.

4 — Para facilitar a vida dos internautas, inúmeros webservices que exigem login oferecem opções como “Entre com sua conta no Gmail” ou “Entre com sua conta no Facebook”, apenas para citar os exemplos mais comuns. É prático, não resta dúvida, mas o problema é que, quando você efetua login, o site obtém acesso parcial aos dados em sua conta e, mesmo que seja apenas para informações públicas, são informações suas que estarão em poder de outras pessoas.
Amanhã eu conto o resto. Até lá.

Visite minhas comunidades na Rede .Link:
http://informatica.link.blog.br/
http://cenario-politico-tupiniquim.link.blog.br/
http://acepipes-guloseimas-e-companhia.link.blog.br/