quinta-feira, 13 de setembro de 2018

LIMPOU A MEMÓRIA RAM E SEU SMARTPHONE CONTINUA LENTO E TRAVANDO?


POLÍTICOS E FRALDAS DEVEM SER TROCADOS DE TEMPOS EM TEMPOS. E PELO MESMO MOTIVO.

Limpar o cache dos aplicativos pode minimizar problemas de lentidão e travamentos, sobretudo em aparelhos com pouca memória RAM.

Observação: O “cache” é uma área da memória destinada a armazenar arquivos temporários. Em tese, o acesso aos arquivos a partir desse “banco de dados” agiliza a execução dos programinhas, mas na prática a teoria costuma ser outra e o desempenho global do aparelho pode se degradar conforme esse espaço vai sendo ocupado (seria interessante detalhar como e por que isso ocorre, mas vamos deixar essa conversa para uma outra vez).

O gerenciamento do cache foi otimizado ao longo das edições do Android, desobrigando o usuário de realizar limpezas frequentes. No entanto, se determinado aplicativo trava constantemente, ou se o sistema continua a apresentar lentidão, mesmo depois de você ter seguido as sugestões que eu apresentei nos posts anteriores, limpar o cache manualmente pode ser a solução. Mas é bom ter em mente que sistemas e programas cada vez mais exigentes condenam à obsolescência aparelhos em perfeitas condições de funcionamento, e que a única maneira de resolver esse problema é trocando o smartphone por um modelo atualizado. Dito isso, vejamos como limpar o cache dos aplicativos em smartphones ou tablets com sistema Android — a nomenclatura e os menus podem variar um pouquinho, conforme a versão do seu sistema, mas nada que o impeça de seguir o tutorial:

— Toque no ícone da engrenagem (Configurações);

— Selecione a opção Armazenamento;

— Toque em Interno (ou em Armazenamento interno compartilhado, se você tem um SD Card que amplia a memória interna do seu aparelho);

— Selecione Dados em cache e aguarde o cálculo ser concluído para saber o montante do espaço utilizado;

— Na telinha que pergunta Limpar os dados em cache?, toque em OK e para confirmar a exclusão dos dados (não é preciso reiniciar o telefone).

Como é informado na própria telinha, esse procedimento apaga os dados em cache de todos os 
aplicativos. Para apagar apenas os arquivos de um app específico:

— Clique no ícone da engrenagem;

— Selecione Aplicativos (ou Gerenciar aplicativos);

— Filtre por Todos os aplicativos para localizar o app desejado;

— Toque no aplicativo para selecioná-lo e toque em Armazenamento.

— Repare que haverá duas opções: Limpar dados e Limpar cache. A primeira apaga todos os arquivos do aplicativo, como músicas, fotos, bancos de dados, configurações, etc., ou seja reverte o programinha às configurações originais. A segunda opção produz o mesmo efeito do passo-a-passo anterior, mas atua somente sobre os arquivos em cache referentes ao app selecionado.

Era isso, pessoal. Espero ter ajudado.  

Visite minhas comunidades na Rede .Link: