sexta-feira, 24 de maio de 2019

WINDOWS 10 — ÁREA DE NOTIFICAÇÃO — DICAS


O PODER CORROMPE, E O PODER ABSOLUTO CORROMPE ABSOLUTAMENTE.

Ninguém nasce sabendo e expertise não se adquire da noite para o dia. Até porque o que chamamos de “experiência” nada mais é do que a somatória dos nossos erros. Por conta disso, é normal sentirmo-nos desconfortáveis ao mudar de escola, de emprego, de celular, de um carro com transmissão manual para um automático, de sistema operacional, e por aí vai. 

No caso do celular, a situação era mais complicada no tempo dos dumbphones, quando o acesso a recursos e configurações variava conforme a marca e o modelo do aparelho. Na geração smart, a adaptação ao novo aparelho é mais fácil, desde que não se mude de plataforma (do Android para o iOS e vice-versa). Mesmo assim, recursos e funções pouco acessadas são garantia de perrengue quando o usuário resolve utilizá-las. Dias atrás eu cortei um doze para importar por Bluetooth um ringtone de outro aparelho e configurá-lo como toque de chamada no meu telefone. Mas isso é assunto para outra postagem.

No PC, mesmo quem está habituado com o Windows demora um pouco para se familiarizar com as mudanças implementadas pelas atualizações semestrais de conteúdo da Microsoft, sobretudo quando as configurações são pouco intuitivas. Recentemente, um amigo me perguntou como despoluir a área de notificação, que estava apinhada de ícones cuja serventia ele desconhecia. Vejamos isso melhor.

A porção mais à direita da Barra de Tarefas do Windows, que os usuários mais antigos conheceram como bandeja do sistema (system tray), foi rebatizada como Área de Notificação no Vista e continuou a ser chamada assim nas edições posteriores. Ali, ao lado do relógio, ficam os ícones dos aplicativos executados em segundo plano — ou seja, que estão rodando sem exibir uma interface ao usuário. 

Alguns programas precisam realmente ser carregados junto com o sistema, como é o caso do antivírus e do aplicativo de firewall, mas a maioria fica ali consumindo memória e ciclos de processamento sem oferecer qualquer contrapartida prática. Se o que o incomoda é a poluição visual, basta você ocultar esses ícones, lembrando que os processos a eles associados continuarão sendo executados (volto a essa questão mais adiante). Para isso:

1 — De um clique direito num ponto vazio da Barra de Tarefas e selecione a opção Configurações da Barra de Tarefa.

2 — No campo Área de Notificação, clique no link Selecione os ícones que devem aparecer na barra de tarefas, desative a opção Sempre mostrar todos os ícones na área de notificação e faça os ajustes necessários.

3 — Para mudar a forma como a Barra de tarefas exibe seus itens, clique no link Ativar ou desativar ícones do sistema” e faça os ajustes desejados.

Tenha em mente que esse reconfiguração não irá afetar a inicialização automática dos aplicativos, mas há várias maneiras de impedir que eles carreguem junto com o sistema, como veremos no próximo post.