quinta-feira, 18 de julho de 2019

SOBRE A IMPORTÂNCIA DE MANTER O COMPUTADOR ATUALIZADO


HÁ SITUAÇÕES EM QUE OS IDIOTAS PERDEM A MODÉSTIA.
 
Todo programa de computador — seja ele um script, um aplicativo ou um monstruoso sistema operacional como o Windows — está sujeito a bugs. “Bug” significa inseto em inglês, mas no âmbito da informática é sinônimo de “defeito”, tanto de hardware quanto de software. Nem todo bug tem a ver com segurança; alguns são inócuos ou causam instabilidades e outros probleminhas de somenos, mas muitos são portas de entrada para malware e invasões.

Anos atrás, quando fiz uma pesquisa para embasar um artigo sobre o assunto, apurei que a indústria do software considerava “normal” a ocorrência de um bug a cada 10 mil linhas de código, e que o Windows 7 tinha 40 milhões de linhas, o Office 2013, cerca de 50 milhões, e o Mac OS X Tiger, quase 100 milhões. Faça as contas.

Observação: O código-fonte do Windows 10 ocupa meio terabyte e se estende por mais de 4 milhões de arquivos (para mais detalhes, siga este link).

Desenvolvedores responsáveis testam exaustivamente seus produtos antes de lançá-los no mercado. A Microsoft conta ainda com a ajuda dos participantes do programa Windows Insider, mas vire e mexe um ou outro problema é descoberto a posteriori. Quando isso acontece, a correção é feita mediante a instalação de um patch (remendo) — ou de uma atualização de versão, no caso da maioria dos aplicativos. Daí a importância de manter o software do computador up-to-date.

A Microsoft vem batendo nessa tecla desde sempre, até porque os usuários, quando pegos no contrapé, acusam o sistema de ser inseguro. É fato que a enorme popularidade sempre fez do Windows um alvo atraente para os cibercriminosos, mas também é fato que a maior parte dos incidentes de segurança não decorre de vulnerabilidades no sistema, e sim de falhas em aplicativos. Além disso, brechas há muito corrigidas pela empresa de Redmond continuam sendo exploradas com êxito pela bandidagem, de onde se pode inferir que os usuários não atualizam seus computadores.

Continua no próximo capítulo.