quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A MICROSOFT E O WINDOWS DEFENDER COMPULSÓRIO (CONTINUAÇÃO)

PETISTAS E BOLSONARISTAS FAZEM NA VIDA PÚBLICA O QUE TODO SER HUMANO NORMAL FAZ NA PRIVADA.

Como vimos no capítulo anterior, o Windows deixou de ser a principal fonte de renda da Microsoft, mas continua sendo o sistema operacional mais popular do planeta. Por outro lado, do seu lançamento em 1985 à chegada a versão 2004 do Win10, há cerca de 4 meses, nem tudo foram flores nos jardins da Microsoft.

O interesse do público pela então interface gráfica se deu a partir das versões 3.x (detalhes no capítulo anterior). Sucesso mesmo fez o Win 95, já um sistema operacional autônomo, que inaugurou o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas, trouxe suporte a tecnologias como UDMA, Plug'n'Play, USB, FAT-32 e multitarefa, incorporou o navegador Internet Explorer e implementou o Modo de Segurança (alguns aprimoramentos foram acrescentados na versão OSR 2 e pelo pacote de complementos Windows 95 Plus!).

O Windows Millennium Edition — lançado a toque de caixa, em setembro de 2000, para aproveitar o “apelo mercadológico” do novo milênio — foi um fiasco de crítica e de público. No ano seguinte, a Microsoft virou o jogo com o XP, que seria o Windows mais longevo da história (foram quase 13 anos do lançamento até o fim do suporte estendido, em abril de 2014).   

Observação: Os produtos Microsoft tem um ciclo de vida que se estende até o final do suporte estendido. Embora isso não seja exatamente uma sentença de morte, até porque o programa continua funcionando, podemos considerar o final do ciclo como uma "aposentadoria compulsória", já que a partir de então o produto deixa  receber atualizações/correções (inclusive para falhas críticas e brechas de segurança). Isso torna o computador mais vulnerável a invasões remotas e infecções virais, mas mesmo assim milhões de PCs ainda rodam o Windows 7 ou o XP

O Win8.1 é a única edição antiga que ainda conta com suporte da Microsoft (até janeiro de 2023). No caso do Windows 10, a versão atual das edições Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations é a 2004 — a Microsoft já liberou uma prévia da próxima (2009 ou 20H2), mas ainda não definiu a partir de quando começará a distribuí-la via Windows Update. Embora esteja mais para um service pack do que para um update de conteúdo, esse update trará algumas novidades interessantes, como veremos oportunamente.