terça-feira, 9 de março de 2021

WINDOWS — INICIALIZAÇÃO LENTA — COMO RESOLVER (SEGUNDA PARTE)

CADA QUAL SABE AMAR A SEU MODO, MAS O MODO POUCO IMPORTA; IMPORTA É SABER AMAR.

Os jurássicos BIOS e HDD eletromecânico são, atualmente, os grandes responsáveis pelo estrangulamento da performance do computador, embora outras variáveis também concorram para esse resultado. E o perfil de usuário, que é criado pelo próprio Windows, é um bom exemplo. 

Esse "perfil" reúne informações nas quais o sistema se baseia para carregar nossas preferências pessoais — tais como plano de fundo da área de trabalho, proteção de tela etc. — e determinar quais aplicativos podemos executar, quais arquivos e pastas podemos acessar, quais configurações podemos manipular, e assim por diante. O problema é que ele tende a "inchar" (chegando facilmente à casa do gigabyte), e esse inchaço afeta principalmente a inicialização do sistema. Em alguns casos, a pessoa faz o logon e só dali a 10 minutos que o computador é capaz de abrir um arquivo ou rodar um aplicativo com relativa desenvoltura (a propósito, sugiro rever esta postagem e as seguintes).

Pode-se “contornar” esse problema ligando-se a máquina antes de ir tomar o café da manhã e levar o cachorro para passear, por exemplo, mas ninguém merece. Além disso, se o sistema não tiver carregado na volta do passeio, é hora de considerar seriamente a reinstalação do Windows desde o zero ou a compra de um PC novo, caso o modelo em uso tenha muito tempo de estrada.

Para reinstalar o Windows 10, clique em Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Restaurar o PC > Começar e escolha uma das opções disponíveis. 

Manter meus arquivos remove os aplicativos e atualizações (inclusive de drivers de dispositivo) e desfaz as configurações e personalizações que você implementou ao longo do tempo, mas preserva seus arquivos pessoais e recupera automaticamente os aplicativos que vieram pré-instalados com o sistema. O problema é que ela nem sempre neutraliza a ação de vírus mais agressivos nem resgata totalmente a performance original do computador. 

A opção “Remover tudo” formata a unidade em que o Windows está instalado (geralmente C:), apagando todos os dados antes de dar início à reinstalação que trará o sistema de volta exatamente como era quando você ligou o computador pela primeira vez.

Independentemente da modalidade de reinstalação escolhida, não deixe de criar backups de seus arquivos importantes e de difícil recuperação (mais informações nesta postagem), a menos que seu HDD disponha de duas ou mais partições e você os tenha armazenado em outra unidade lógica que não a do sistema. Vale relembrar que o particionamento é recomendável por diversos motivos e pode ser feito tanto pelo Gerenciamento de Disco do Windows 10 quanto com uma ferramenta de terceiros, como o excelente Mini-Tool Partition Wizard Free.

Note que há várias maneiras de “desidratar” um perfil de usuário, mas o melhor é excluí-lo e deixar o Windows criar um novo. Como acontece na reinstalação do sistema, esse procedimento demanda posterior reconfiguração e personalização, mas preserva aplicativos, arquivos e o que mais houver no computador; embora ícones no desktop, na área de acesso rápida da Barra de Tarefas e outros que tais tenham de ser recriados, a trabalheira será bem menor. 

Após criar um backup  de seus arquivos — afinal, nunca se sabe... —, reinicie o computador, faça logon no sistema com um perfil administrativo (ou use o que você vai excluir mais adiante) e crie uma nova conta offline no Win10. Para isso:

1) Abra o menu Iniciar e clique em Configurações  > Contas  e Família e outros usuários (em algumas edições do Windows, você verá Outros usuários).

2) Selecione Adicionar outra pessoa a este PC

3)Selecione Não tenho as informações de entrada dessa pessoa e, na página seguinte, selecione Adicionar um usuário sem uma conta Microsoft.

4) Digite um nome de usuário, uma senha, uma dica de senha, escolha as perguntas de segurança e selecione Avançar.

5) Em Configurações  > Contas  > Família e outros usuários, selecione a conta que você acabou de criar e clique em Alterar o tipo de conta. Em Tipo de conta, selecione Administrador e confirme em  OK.

6) Reinicie o computador, logue-se no sistema com o perfil que você acabou de criar e aguarde até que o Windows termine de configurá-lo.

7) Pressione o atalho Win+R para abrir o menu Executar, digite sysdm.cpl e tecle Enter.

8) Na tela das Propriedades do Sistema, clique na aba Avançado e, na seção Perfis de Usuário, pressione o botão Configurações, selecione o perfil que você quer remover e pressione o botão Excluir — esse botão estará inoperante se você não tiver privilégios administrativos ou estiver logado com a conta de administrador vinculada ao perfil que deseja remover. 

9) Reinicie o computador e torne a se logar no sistema com os dados (nome de usuário e senha) referentes ao perfil que você acabou de remover (ele será recriado, mas estará vazio, ou seja, você terá de personalizar tudo de novo).

Note que não será preciso reinstalar os aplicativos que você já tinha antes, apenas recolocar alguns atalhos na área de inicialização rápida da Barra de Tarefas e fazer outros ajustes, o que levará menos tempo e dará menos trabalho do que formatar a unidade do sistema e reinstalar o Windows do zero.

Continua...