terça-feira, 25 de maio de 2021

FINALMENTE O WINDOWS 10 21H1

QUALQUER TOLO INTELIGENTE CONSEGUE FAZER COISAS MAIORES E MAIS COMPLEXAS, MAS É PRECISO GENIALIDADE E MUITA CORAGEM PARA IR NA DIREÇÃO OPOSTA.

Em atenção a quem não acompanha diuturnamente minhas humildes publicações, segue uma breve introdução ao tema que será tratado no post de hoje. Vamos a ela.

Quando lançou o Windows 10, em meados de 2015, a Microsoft passou a fornecer o sistema como serviço (SaaS) e, um ano depois, a disponibilizar updates de conteúdo com periodicidade semestral. Via de regra, a primeira atualização do ano é liberada entre abril e maio e implementa modificações visuais e de usabilidade. A segunda é lançada entre setembro e outubro e foca atualizações de bastidores, correções de falhas e otimizações em geral. Desta vez, porém, a empresa não só inverteu esse “cronograma” como antecipou algumas das novidades (que não são muitas, diga-se) através de patches pontuais que foram liberados ao longo do primeiro trimestre. Dito isso, passo ao assunto do dia:

A versão 21H1 do Win10 começou a ser distribuída no último dia 18, mas de forma escalonada — ou seja, a Microsoft, por motivos que ora não vêm ao caso, não contempla toda a base de usuários ao mesmo tempo. Para conferir se seu sistema já foi atualizado, clique em Iniciar > Configurações > Sistema > Sobre e confira a versão no campo Especificações do Windows. Se sua versão for a 20H2 ou anterior, retorne à janela das Configurações, clique em Atualização e Segurança > Windows Update > Verificar se há atualizações. Se a ferramenta não encontrar nada, repita esse procedimento daqui a alguns dias ou acesse a página de downloads do Windows 10 e “force” a atualização para a versão 21H1 (como eu fiz na última quarta-feira).

As tão esperadas modificações visuais — menus exibidos em janelas flutuantes, por exemplo — ficaram mesmo para a versão 21H2 (ou Windows 10 Sun Valley), que será lançada no segundo semestre. Mas a novidade que mais me interessava — o feed de notícias personalizável na da Barra de Tarefas, que a Microsoft já vinha distribuindo para usuários das versões 1909 e posteriores que instalaram a atualização cumulativa lançada no mês passado — simplesmente não apareceu. Talvez eu receba dois quando atualizar meu note (o problema será transferir o excedente para o desktop, mas isso é outra conversa).

Brincadeiras à parte, a Microsoft informa que a atualização KB5001391 prepara o computador para o recurso “Notícias e interesses na barra de tarefas do Windows 10”, mas salienta que “We are taking a phased and measured approach and broad availability will occur in the coming months”, ou seja, a ativação está sendo distribuída em fases para os usuários. Então, o jeito é aguardar.

Observação: página que detalha a atualização descreve o recurso da seguinte maneira: “Com notícias e interesses na barra de tarefas do Windows, obtemos acesso rápido a um feed integrado de conteúdos dinâmicos, como notícias, meteorologia, desporto, entre outros, que são atualizados ao longo do dia. Pode personalizar o seu feed com conteúdos relevantes personalizados para si. Nas próximas semanas, poderá ver o seu feed diretamente a partir da barra de tarefas ao longo do dia sem perturbar o seu fluxo de trabalho. Para obter mais informações, consulte conteúdo personalizado de relance: Apresentamos notícias e interesses na barra de Windows 10 de tarefas.” 

Como eu antecipei, esse update trouxe poucas mudanças na interface ou nas funcionalidades do Win10, mas implementou diversas correções e otimizações para o sistema propriamente dito. No âmbito das alterações “visíveis” destaca-se o tal feed de notícias — que na verdade é um widget adicionado à área de notificação (a porção mais à direita da Barra de Tarefas, que antigamente era chamada de “bandeja do sistema” ou “sistray”). 

Observação: O botãozinho exibe a temperatura em tempo real, mas basta clicar nele para ter acesso à previsão do tempo e informações como a cotação da Bolsa, a situação do trânsito e outras que podem ser configuradas a gosto do freguês. Também é possível sumir com ele (através da janela das Configurações) ou deixar apenas as informações sobre o clima. Volto a esse assunto quando o widget finalmente aparecer na minha Barra de Tarefas.

Quanto às demais inovações, tornou-se possível definir uma câmera externa — que não seja a nativa do computador) como padrão no Windows Hello (ferramenta de segurança que é usada para fazer o login no sistema). 

Windows Defender Application Guard (WDAG) recebeu melhorias de desempenho e novas opções de segurança para administradores, além de ter ficado mais ágil na abertura de documentos.

Windows Management Instrumentation (WMI) Group Policy Service (GPSVC) — que fornece uma interface para o sistema operacional — passou a oferecer suporte otimizado a atividades remotas, o que pode ser útil para quem está em “home office”.

Volto ao assunto quando descobrir mais novidades.