sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

SOBRE O WHATSAPP E AS APKs

CORAGEM É O CONTROLE DO MEDO, NÃO A AUSÊNCIA DELE.

WhatsApp pode ser instalado na versão comum ou na Business (voltada ao uso corporativo), mas, extraoficialmente, também é disponibilizado em "sabores alternativos", entre os quais o WhatsApp GB, que oferece recursos não contemplados pela versão oficial do mensageiro.

Como não existe bônus sem ônus, usar essa versão extra-oficial pode resultar no bloqueio permanente da conta (claro que é possível voltar à plataforma com um número de celular diferente, mas isso é outra conversa), além de uma série de outros riscos que envolvem mods para WhatsApp.

Observação: Mods são modificações do programa oficial que oferecem funcionalidades extras, como a possibilidade de mudar a cor de fundo e de acessar o app simultaneamente a partir de mais de uma conta cadastrada no celular). 

GB WhatsApp dá acesso simultâneo, num mesmo dispositivo, a dois perfis do WhatsApp. Com ele é possível "ocultar" o recebimento de mensagens, a sinalização de visualização e os status "online", "digitando" e "gravando áudio", bem como deixar a interface transparente, trocar a cor do cabeçalho, enviar arquivos de áudio maiores e imagens sem compressão e por aí afora.

Alguns mods agregam novas funcionalidades a APKs já modificados. O NS WhatsApp, por exemplo, adiciona recursos extras aos já explorados pelo GB WhatsApp, como a possibilidade de incrementar a customização e personalização com efeitos 3DJá o JT WhatsApp — que recebeu esse nome por ser desenvolvida pela Jimtechs — oferece uma plataforma que, segundo o desenvolvedor, evita o banimento pelo WhatsApp.

Os riscos de baixar versões não-oficiais do WhatsApp são grandes, pois é necessário desativar a configuração de segurança e permitir a instalação de "apps desconhecidos". Isso sem flar que os APKs não ficam hospedados no Google Play Store — não sendo portanto submetidos à verificação de segurança do Google (ao instalá-los, você estará contribuindo para deixar seu aparelho mais vulnerável a malwares e outros tipos de ataques, notadamente spywares e adwares). 

Também não há como garantir que os APKs ofereçam a criptografia de conversas ou que as mensagens enviadas não passem por servidores de terceiros antes de chegar ao destinatário — o que compromete a segurança ao facilitar o vazamento de informações pessoais e privadas. Sem falar que, ao conceder permissões de uso aos APKs — como o acesso a câmera e ao microfone —, você se arrisca a ser "vigiado" pelo aplicativo, que pode acessar os recursos de hardware do aparelho sem que você perceba.

Se ainda assim você não resistir ao canto da sereia, saiba que para voltar à plataforma original basta baixar e instalar o app oficial e proceder à configuração padrão. Mas tenha em mente que as conversas poderão não ser mantidas (já que o WhatsApp não é compatível com suas versões modificadas). Portanto, antes de reinstalar o mensageiro original, não deixe de acessar as opções do APK, selecionar as conversas e salvá-las — em "Configurações", selecione "Armazenamento" > "Arquivo" e mude o nome da pasta do APK para WhatsApp.