segunda-feira, 30 de maio de 2022

AINDA SOBRE TASK KILLERS...

O HOMEM É O ÚNICO ANIMAL QUE NÃO APRENDE NADA SEM SER ENSINADO: NÃO SABE FALAR, CAMINHAR, COMER, ENFIM, NÃO SABE FAZER NADA NO ESTADO NATURAL, A NÃO SER CHORAR.

 

Smartphones e tablets são computadores pessoais ultraportáteis e seus sistemas operacionais guardem semelhanças com o Windows, mas ser parecido não significa necessariamente ser igual. Sobre parecenças e dessemelhanças, acrescento algumas considerações ao texto que publiquei no último dia 25. Vamos a elas.


A causa mais comum de lentidão e travamento nos smartphones é a falta de espaço na memória de massa (falo do armazenamento interno do aparelho, que corresponde ao HDD/SSD nos PCs de mesa ou portáteis). Atualmente, um celular com míseros 32 GB de “memória” (melhor seria dizer “armazenamento”, já que, por convenção, falar em “memória” sem especificar a tecnologia remete à RAM) não é uma boa escolha. Se não houver alternativa, é fundamental que o aparelho permita expandir o armazenamento via cartão de memória.

 

Para liberar espaço em aparelhos com sistema Android, acesse as Configurações, toque em Armazenamento e apague fotos, vídeos, apps e arquivos que ocupem muito espaço e inviabilizem a instalação de aplicativos úteis. Aproveite para rever os apps e remover os que não são usados. Além de ganhar espaço, você evitará que os programinhas fiquem em standby na RAM — como vimos no post do dia 25, o que não tem utilidade pode ser descartado sem remissão.

 

Limpar o cache dos apps remanescentes ajuda a corrigir bugs e erros, prevenir travamentos e melhorar o desempenho do aparelho. Acesse as Configurações, toque em Aplicativos, selecione o programa e, em Armazenamento, limpe o cache (para eliminar apenas os dados temporários) ou o armazenamento (para restaurar as configurações-padrão do aplicativo e deletar arquivos de mídia).

 

Nos celulares da Xiaomi, use o aplicativo Segurança para limpar o armazenamento, reduzir o consumo da bateria, melhorar o desempenho do aparelho e desinstalar aplicativos. No caso da Samsung, modelos da linha Galaxy dispõem de um assistente que faz basicamente a mesma coisa. 


Erros e/ou travamentos que eventualmente resistirem a uma reinicialização e não forem resolvidos com as dicas sugeridas nesta sequência poderão ser solucionados com uma reversão do software do smartphone às configurações de fábrica. Para isso, faça um backup dos seus dados e depois acesse as Configurações, toque em Sistema > Avançado > Opções de redefinição e siga as instruções na tela.