terça-feira, 8 de novembro de 2022

UBER, PAGAMENTO POR PIX E OUTRAS DICAS DE SEGURANÇA

ANTES DE FAZER ALGUMA COISA, PENSE. QUANDO ACHAR QUE JÁ PODE FAZÊ-LA, PENSE OUTRA VEZ.

 

Diferentemente do boleto bancário, do DOC e do TED, o Pix permite fazer movimentações instantâneas e gratuitas, 24/7, a qualquer hora do dia ou da noite. Por conta dessa versatilidade, o número de chaves Pix aumentou 72% no último ano. Paralelamente, os casos de furto e roubo de celulares também cresceram — na capital paulista, o aumento foi de 40% e 12%, respectivamente, entre janeiro e abril de 2022. Isso sem falar nos sequestros-relâmpago. 

 

Também vem crescendo o número de usuários de smartphone que instalam apps "sensíveis" em outro aparelho e o deixam em casa (lembrando que o Wi-Fi funciona normalmente sem o SIM-Card). Mas você pode ocultar os apps no aparelho que usa no dia a dia, criar uma senha de desbloqueio e adicionar outras etapas de verificação de identidade. 


Se o celular for Samsung, abra as configurações do Android, toque em Tela inicialOcultar aplicativos, selecione os programinhas que deseja ocultar e confirme em OK. Se o celular for de outra marca, baixe uma das muitas ferramentas disponíveis na Play StoreFeito isso, você terá de abrir a gaveta de apps, digitar o nome do programa desejado na barra de busca e tocar em Abrir (na barra inferior da tela de informações).


iPhone não conta com um recurso nativo, mas permite remover os apps da tela inicial e acessá-los somente pela biblioteca de aplicativos (que é exibida quando você desliza a tela inicial para a direita). Para fazer essa configuração, mantenha o dedo sobre um dos ícones; quando os apps começarem a flutuar na tela, toque no traço horizontal (que aparece logo acima do ícone do aplicativo desejado) e em Remover da tela de início. A partir daí, será preciso acessar a biblioteca (deslizando com o dedo para a direita) e digitar o nome do programa.

 

A Uber adicionou a opção de pagamento por PIX. O acesso pode ser feito tanto na página inicial do aplicativo, em “Pagamentos”, quanto após a escolha do destino, em “Opções de Pagamento”.  Em ambos os casos, a viagem só será confirmada depois que a transferência for confirmada. 


Segundo a empresa, com exceção do pagamento em dinheiro*, todas as demais modalidades são efetuadas através da plataforma. No caso do Pix, a chave necessária à transação é fornecida pela Uber (não pelo motorista), e a viagem só é confirmada depois que a transferência for concluída. Se você for cobrado pelo motorista na fina da corrida, mostre a ele o comprovante do pagamento fornecido pela plataforma. Em caso de pagamento em duplicidade, entre em contato com a empresa e solicite o reembolso. Em sendo necessário, faça um B.O. (os dados do motorista constam do comprovante de pagamento) e recorra ao Reclame (da PROTESTE).

 

Para evitar problemas com transações virtuais, jamais faça pagamentos usando o cartão de débito — como o dinheiro sai sua conta no mesmo instante, pode haver dificuldades no cancelamento da compra (se o produto não for entregue ou vier danificado ou com defeito, por exemplo). Para maior segurança, gere uma "versão virtual" do seu cartão de crédito. Como o número e o código de segurança mudam a cada solicitação e a validade expira tão logo o pagamento é efetuado, as chances de fraude são quase inexistentes. 

* Nem sempre é possível gerar um cartão virtual quando se está na rua, sobretudo se o aplicativo do banco estiver no celular que você mantém em casa. Nessa situação, o jeito é pagar em dinheiro; se o motorista não tiver troco, o valor correspondente ficará "a crédito", ou seja, será descontado do preço da próxima viagem