sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

MAIS SOBRE PROFECIAS E EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA.

A caminho de Dubai, Lula conversou com o príncipe-ditador Mohammed bin Salman sobre a suposta intenção dos sauditas de despejar US$ 10 bilhões em investimentos no Brasil. Os mesmos petrodólares foram prometidos a Bolsonaro em outubro de 2019 — e nunca passaram do estágio de lero-lero diplomático a serviço da máquina de propaganda sauditaSupondo que o petista não tenha recebido nenhuma joia de presente, restaram da visita o flerte com um conto do vigário no qual o antecessor já caiu e o constrangimento da reunião com um príncipe que mandou esquartejar um jornalista, mantém a mãe em cativeiro e proíbe o funcionamento de igrejas. Não fosse pelos petrodólares, ninguém lhe dirigiria um reles bom-dia.

Entre inúmeras profecias promissoras que (ainda) não se realizaram destaca-se o uso de drones na entrega de produtos — em 2013, Jeff Bezos anunciou que a Amazon começaria a usar robôs voadores em breve. Passados 10 anos, eles continuam em fase de teste. 

Em 2012, a Intel prometeu para 2020 uma forma de computação que consumiria quase zero de energia. Estamos a um mês de 2024 e continuamos recarregando a bateria do celular dia sim, outro também. Em 2015, a Toyota Motor anunciou que dali a 5 anos teria modelos totalmente autônomos, mas a Lexus — divisão de luxo da montadora japonesa — afirmou que "está revisando sua linha do tempo para a implantação da inteligência artificial". A Uber Technologies prometeu para breve o "Uber voador", mas o mais perto que chegou disso foi oferecer viagens de helicóptero (na cidade de Nova Iorque).
 
Por outro lado, a startup cearense Vertical Connect está desenvolvendo um "carro voador" 100% brasileiro. O Genesis X1 (foto) faz parte do segmento de eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem verticais). Apesar de não ter rodas nem conseguir se locomover no solo, ele atinge 130 km/h de velocidade máxima e pode ser pilotado manual ou automaticamente. 

Observação: Os 16 rotores elétricos do G X1 têm autonomia de até 60 minutos, e cada recarga completa leva outros 60 minutos. Os primeiros voos devem ocorrer já em 2024, e o fabricante promete lançar outros modelos em breve, mas com finalidades diferentes — como uso no setor agrícola, serviços de emergência hospitalar, circulação em centros urbanos, policiamento e entrega de encomendas ou transporte de cargas.
 
Outras previsões promissoras são as viagens espaciais comerciais e a animação suspensa. A Virgin Galactic já oferece voos suborbitais que proporcionam a emocionante experiência de contemplar a Terra de uma perspectiva única, e a hibernação, que é retratada em filmes de ficção científica como forma de preservar o corpo humano em viagens intergaláticas, já foi realizada com sucesso em cobaias.
 
A animação suspensa desacelera radicalmente os processos fisiológicos vitais sem levar à morte, permitindo que um ser humano "entre em hibernação" ao sair da Terra e "desperte" com a mesma idade e as mesmas condições físicas quando a nave se aproximar do planeta de destino. Segundo as teorias de Einstein, nada pode viajar mais rápido do que a luz, e da feita que os exoplanetas estão a centenas (ou milhares) de anos-luz de nós, as viagens seriam mais longas do que a expectativa atual da vida humana.
 
Por último, mas não menos importantes, os motores de dobra espacial — famosos por sua aparição na franquia Star Trek. As perspectivas pessimistas iniciais estão sendo reconsideradas pelos cientistas, e a possiblidade de alcançar a dobra espacial vem sendo estudada em diferentes tipos de motores. Em 1994, o físico Miguel Alcubierre disse que seria possível usar motores de dobra sem entrar em conflito com a Teoria da Relatividade, e outros dois físicos anunciaram recentemente como se pode fazer isso.

Continua...