sábado, 28 de setembro de 2024

ESQUECI A SENHA. E AGORA?

SÓ OS INIMIGOS DIZEM A VERDADE; AMIGOS E AMANTES, APANHADOS NA TEIA DA OBRIGAÇÃO, MENTEM SEM PARAR.

Configurar o bloqueio automático da tela do celular para entrar em ação após 30 segundos de inatividade ajuda a manter dados sensíveis fora do alcance de curiosos. Além da senha e do PIN, os dispositivos modernos permitem o desbloqueio por impressão digital ou reconhecimento facial, ainda que seja preciso digitar a senha ou o PIN quando o sistema detecta várias tentativas malsucedidas de desbloqueio por biometria.
 
PIN (de Personal Identification Number) é uma sequência numérica composta por quatro ou seis dígitos. A senha é mais segura, pois combina letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais, mas dificulta a digitação nos acanhados teclados virtuais dos smartphones. 
 
Esquecer a senha/PIN é frustrante, mas é possível
 resolver o problema seguindo as instruções deste artigolembrando que o Find My Device (ferramenta do Google que ajuda a localizar, bloquear ou "limpar" o telefone em caso de perda ou roubo) requer uma conta Google associada ao telefone.

CONTINUA DEPOIS DA POLÍTICA

Numa campanha em que baixaria, cadeirada e soco produzem apenas bocejos, os indecisos ganham a ribalta. A uma semana do primeiro turno, Ricardo Nunes estacionou nos 27%, Guilherme Boulos nos 25% e Pablo Marçal nos 21%, enquanto 32% dos eleitores pesquisados pelo Datafolha admitem que podem mudar o voto. 
A hesitação é maior nos subúrbios do segundo pelotão: entre os eleitores de José Luiz Datena (6%), mais da metade (56%) admite virar a casaca; ente os de Tábata Amaral (9%), quase metade (47%) namora a hipótese de saltar para outra canoa. 
Nunes é o mais citado como segunda opção de voto (24%), seguido por Boulos (16%). A artilharia de ambos poupa Datena e Tábata, esperando que o voto útil ajude a consolidar a passagem para o segundo turno, e Marçal é a segunda opção de 12% dos eleitores. O eleitorado mais cristalizado é o de Boulos: 79% dos que optaram por ele dizem que não mudarão o voto. Marçal coleciona 72% de eleitores consolidados. Nunes, 68%. 
Costuma-se dizer que o futuro a Deus pertence. Em São Paulo, o Todo-Poderoso entregou os destinos da cidade a uma gente que, na dúvida entre o vinho tinto e o branco, pede água mineral. E se embatuca quando o garçom pergunta: com ou sem gás?

Sempre se pode reverter o telefone às configurações de fábrica, ainda que todos os aplicativos que não vieram instalados com o sistema e tudo que o usuário armazenou, como fotos, vídeos, mensagens etc. são apagados durante esse processo.

Para executar esse reset, deve-se desligar o telefone, pressionar a combinação de teclas que dá acesso ao modo de recuperação (essa informação consta do manual do aparelho), usar os botões de volume para navegar até a opção Limpar dados/Reset de fábrica e o botão de energia para selecioná-la.
 
Observação: Em celulares Samsung, deve-se manter pressionados os botões aumentar volume e Power e soltá-los quando o logotipo da fabricante aparecer e o menu do modo de recuperação for exibido na tela. Em modelos da Motorola, o procedimento é o mesmo, mas os botões são diminuir volume e Power.
 
Existem vários serviços de terceiros que prometem desbloquear smartphones, mas a maioria é paga e nem sempre confiável.