terça-feira, 17 de maio de 2011

Pra frente... (continuação)

Vimos que laptops modernos têm preços relativamente acessíveis e são capazes de substituir com vantagens o velho computador de mesa, especialmente se o usuário pretende utilizá-los em viagens de férias ou a trabalho – e até nos finais de semana na praia, por exemplo –, afastando, assim, os riscos do uso de máquinas públicas.
Para quem realmente precisa de mobilidade e portabilidade “full time”, o peso, as dimensões e a autonomia do portátil são aspectos importantes; afinal, ninguém merece carregar uma mala sem alça (literalmente) para cima e para baixo o tempo todo, além de ser obrigado a levar na maleta o carregador e um par de baterias adicionais para quando não houver uma tomada por perto.
Para uso em trânsito, convém optar por um modelo com chassi de metal ou fibra de carbono (fuja do plástico) e que ofereça recursos de proteção contra choques, sistemas biométricos (como leitores de impressão digital) e tecnologia antifurto integrada. Uma porta charge through (ou USB ATIVA, capaz de fornecer energia para seus gadgets, mesmo com o note desligado) é bem-vinda, como também uma saída HDMI e um modem 3G integrado.
Já quem pretende utilizar o laptop como substituto do desktop – e só eventualmente levá-lo em viagens – deve priorizar uma configuração robusta, similar à que escolheria para um PC convencional. Isso inclui gravador de DVD (ou Blu-Ray, se o bolso permitir), teclado confortável (preferencialmente do tipo “full size”), Touchpad ou Trackpad (convém evitar modelos com TrackBall ou Pointing Stick) e tela de bom tamanho, com resolução de pelo menos 1600 x 900 pixels (especialmente para ver filmes).
A maioria dos portáteis traz pelo menos 2 GB de RAM, mas eu aconselho investir em mais memória (especialmente se a versão do Windows for de 64 bits), pois um upgrade posterior, embora possível, pode ser antieconômico. Demais disso, essas belezinhas costumam integrar alto-falantes minúsculos e de desepenho sofrível; se você prioriza um áudio razoável, prepare o bolso, pois irá precisar de caixas de som externas.
Amanhã a gente conclui.
Abraços e até lá.