Dentre os fatores que prejudicam a leitura de CDs e DVDs, a sujeira que se acumula na superfície dessas mídias (gordura, suor, poeira etc.) costuma ser o mais comum. Nesses casos, basta pingar algumas gotas de detergente num copo com água, umedecer um pano macio e esfregar gentilmente a superfície do disco – sempre do centro para as bordas, nunca em sentido circular.
Se o disco estiver riscado, uma pequena quantidade de creme dental (ou de um polidor de metais como Kaol) na ponta um cotonete pode solucionar o problema – se nem assim funcionar, tente um kit para recuperação de CDs e DVDs (vendidos em grandes magazines, hipermercados e lojas de produtos eletrônicos).
Caso sua leitora continue se recusando a ler a mídia (e o problema não for o próprio drive, coisa que você pode averiguar rodando outro disco que esteja em perfeitas condições), a solução será partir para um programa de recuperação como o CDCheck (http://www.kvipu.com/CDCheck/download.php), que é gratuito para uso pessoal.
Hoje é dia de São Pedro (como também de São Paulo), e os festejos em sua homenagem marcam o encerramento das festas juninas.
Vale dizer que o apóstolo pescador do lago de Genezareth é considerado protetor das viúvas e dos pescadores. Ele é festejado com grandes procissões marítimas em diversas cidades do Brasil, e, em terra, os fogos de artifício e os paus-de-sebo são as principais atrações da sua festa. Segundo o folclore, todos os "Pedros" devem acender fogueiras na porta de casa, no dia 29 de junho. Além disso, se alguém amarrar uma fita numa pessoa de nome Pedro, esta estará obrigada a dar um presente ou pagar uma bebida a quem a amarrou. Para completar, segue uma fábula curiosa:
Quando chegou a época da colheita de batatas-doces, São Pedro convidou o Diabo para ajudá-lo, oferecendo-lhe metade da produção. Chegando à plantação, o santo permitiu que seu ajudante escolhesse a metade de cima ou a metade debaixo da terra. Ele optou pela metade de cima e, ato contínuo, cortou e levou consigo todas as ramas. Então, São Pedro voltou, arrancou as batatas e convidou o Demo para um grande almoço. Este, que não pode comer as ramas colhidas, prometeu a si mesmo vingar-se do santo.
Passados alguns dias, São Pedro tornou a convidar o Diabo para colher repolhos. Desta vez, todavia, o maligno escolhe a parte que fica debaixo da terra. Assim, São Pedro colheu sua parte e deixou a do Demo no terreno - ou seja, levou todas as cabeças de repolho.
Sentindo-se novamente logrado, o Diabo jurou vingança e passou a aceitar todos os convites para colher produtos da chácara do santo, mas sem nunca acertar na escolha: quando a planta dava em cima da terra, ele preferia a parte de baixo; quando dava embaixo, ele optava pela parte de cima.
Diz a lenda que o Diabo continua até hoje pelejando para enganar São Pedro.
Tenham todos um ótimo dia.